Sobre a psicologia escolar e educacional, é INCORRETO afirmar:
- A) É finalidade dessa área da psicologia contribuir para a elaboração de uma teoria que permita compreender e explicar os processos educativos.
- B) É finalidade dessa área ajudar na elaboração de procedimentos, estratégias e modelos de planejamento e intervenção que permitam orientar os processos educativos em uma determinada direção.
- C) É finalidade dessa área contribuir para o estabelecimento de práticas educativas mais eficazes.
- D) É finalidade dessa prática desenvolver técnicas educacionais eficazes e ser neutra com relação aos objetivos educacionais.
- E) A educação é uma prática social.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) É finalidade dessa prática desenvolver técnicas educacionais eficazes e ser neutra com relação aos objetivos educacionais.
Gabarito Letra D
Sobre a psicologia escolar e educacional, é INCORRETO afirmar:
Antes, vamos relembrar um pouco sobre as finalidades da psicologia escolar e educacional:
“A Psicologia escolar/educacional estuda os processos educativos com uma tríplice finalidade (Coll, 1999): (1) contribuir para a elaboração de uma teoria que permita compreender e explicar esses processos; (2) ajudar na elaboração de procedimentos, estratégias e modelos de planejamento e de intervenção que permitam orientar os processos educativos em uma determinada direção; (3) contribuir para o estabelecimento de práticas educativas mais eficazes. A Psicologia escolar/educacional gera conhecimento específico sobre os processos educativos, utilizando como instrumento os princípios e explicações da Psicologia (Coll, 1996). Essa concepção implica no estabelecimento de relações recíprocas entre Psicologia e Educação, pois tanto a Psicologia pode ajudar a compreender os processos educativos quanto o estudo destes ampliam o conhecimento psicológico (Coll et al, 2000). Dentro dessa perspectiva a psicologia escolar/educacional volta sua atenção às características próprias das situações educacionais para poder gerar novos conhecimentos. As estreitas relações entre Psicologia e Educação estabelecem um contexto de desenvolvimento da Psicologia marcado pelas contradições dos processos de escolarização formal. Como prática social, a educação não é neutra. Portanto, as demandas apresentadas por esta à Psicologia vêm carregadas de conteúdos ideológicos que influenciaram a construção da psicologia escolar/educacional.””
a) É finalidade dessa área da psicologia contribuir para a elaboração de uma teoria que permita compreender e explicar os processos educativos.
Certo!
b) É finalidade dessa área ajudar na elaboração de procedimentos, estratégias e modelos de planejamento e intervenção que permitam orientar os processos educativos em uma determinada direção.
Certo!
c) É finalidade dessa área contribuir para o estabelecimento de práticas educativas mais eficazes.
Certo!
d) É finalidade dessa prática desenvolver técnicas educacionais eficazes e ser neutra com relação aos objetivos educacionais.
Errado. O psicólogo não pode ser neutro em relação aos objetivos educacionais. A prática do psicólogo deve sempre ser crítica.
e) A educação é uma prática social.
Certo! E como tal, ela não pode ser neutra.
Nosso gabarito é Letra E
Fonte: Psicologia para concursos e graduação / Leticia Becker. – [2. ed.] – Rio de Janeiro : Elsevier, 2014.
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