“Um universitário que desista de tirar notas boas na escola depois de obter alguns resultados ruins nas provas está apresentando o desamparo aprendido”
(MORRIS, 2004).
Segundo as teorias da aprendizagem, o conceito de “desamparo aprendido” faz parte da teoria:
- A) Condicionamento Clássico, de Skinner.
- B) Condicionamento Operante, de Pavlov.
- C) Condicionamento Clássico, de Pavlov.
- D) Condicionamento Operante, de Skinner.
- E) Condicionamento Clássico, de Watson.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Condicionamento Operante, de Skinner.
(MORRIS, 2004).
Para o entendimento do que preconiza a questão, dividimos a análise em duas partes:
1) Noção sobre condicionamento operante e respondente
2) Noção sobre Desamparo Aprendido
3) Análise das alternativas
1) Noção sobre condicionamento operante e respondente
1.1) Sobre o condicionamento operante
Os condicionamentos podem ser compreendidos através de dois modelos básicos: OPERANTE e RESPONDENTE.
Sobre o condicionamento operante, Quadros (2017) com base em Campos (2008) afirma:
“No condicionamento operante, o estímulo importante é o que se segue imediatamente à resposta (comportamento), não o que a precede, constituindo o que Skinner chama de reforço. Qualquer resposta emitida e acompanhada do reforço é fortalecida. Um rato (privado de alimento) pressiona uma alavanca e obtém alimento. Em função disso, o rato terá maior probabilidade de resposta semelhante à inicial”
1.2) Sobre condicionamento respondente
A respeito do condicionamento respondente Valério (2005, p. 13) destaca:
“A teoria sobre os processos de aprendizagem conhecida como condicionamento clássico, condicionamento respondente ou condicionamento pavloviano, desenvolvida por Ivan Petrovich Pavlov (1849-1936), tem como pressuposto básico que a maioria dos reflexos biológicos (por exemplo, a salivação, as respostas sexuais, etc.), associados com um estímulo neutro, definida como emparelhamento, é responsável por um tipo aprendizado. Com base na teoria do condicionamento respondente, o emparelhamento de um estímulo neutro com um reflexo condicionado biologicamente elicia uma resposta reflexa.”
NOTA DA PROFESSORA: resumindo a lógica correspondente a cada condicionamento tem-se o seguinte:
Enquanto o comportamento “respondente” é controlado por seus antecedentes, o comportamento “operante” é controlado por suas consequências.
2) Noção sobre Desamparo Aprendido
Conforme Correia, K. M. L., & Borloti, E. (2011):
“O desamparo aprendido caracteriza-se pela incontrolabilidade do ambiente, e o sujeito submetido à estimulação aversiva, sem possibilidade de controlá-la, aprende que não há relação entre seus comportamentos e o estímulo [...]. Em outras palavras, em um contexto de violência excessiva, sem a possibilidade de fuga ou esquiva, a mulher pode aprender que não há nada que ela possa fazer para modificar o contexto aversivo em que está inserida, e passa a se comportar sob a influência dessa regra”
NOTA DA PROFESSORA: a base do comportamento de desamparo aprendido é construída a partir da noção do comportamento operante, a particularidade neste caso, é que o organismo ou indivíduo exposto a eventos aversivos incontroláveis, por considerar-se impotente diante da exposição aversiva (aprender que não há nada que se possa fazer), venha desistir de produzir respostas a fim de modificar a configuração desagradável. No exemplo trazido pela banca, tem-se um universitário desistindo de tirar notas boas na escola depois de obter alguns resultados ruins nas provas, portanto, caracterizando o conceito aqui discorrido.
3) Análise das alternativas
Segundo as teorias da aprendizagem, o conceito de “desamparo aprendido” faz parte da teoria:
a) Condicionamento Clássico, de Skinner.
INCORRETA. O condicionamento clássico pertence as contribuições de Pavlov.
b) Condicionamento Operante, de Pavlov.
INCORRETA. O condicionamento operante pertence as contribuições de Skinner.
c) Condicionamento Clássico, de Pavlov.
INCORRETA. Embora a alternativa atribua condicionamento e autor corretamente, a questão trata das contribuições científicas de Skinner.
d) Condicionamento Operante, de Skinner.
CORRETA. A alternativa identifica autor atrelado a noção de “desamparo aprendido”, portanto, opção CERTA.
e) Condicionamento Clássico, de Watson.
INCORRETA. Vide correção da Letra “A”.
_______________
Fonte consultada:
Correia, K. M. L., & Borloti, E. (2011). Mulher e depressão: uma análise comportamental-contextual. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis de Comportamiento, 19(3), 359-373.
Valério, R. de C. (2005). A Compulsão por Compras na Perspectiva da Teoria Comportamental Cognitiva. Disponível em https://bit.ly/3stcaCF Acesso em 30 de Novembro de 2018
Quadros, E. A de. (2017). Psicologia e desenvolvimento humano. Rio de Janeiro: Vozes.
Deixe um comentário