Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre as contribuições da abordagem psicanalítica ao campo da Educação, marque (V) verdadeiro ou (F) falso para as assertivas à seguir e assinale a alternativa correta:

(    ) A abordagem psicanalítica alargou consideravelmente o interesse pela investigação do desenvolvimento em geral e, particularmente, do desenvolvimento infantil, bem como colaborou para um maior conhecimento dos processos psicoafetivos (ou psicossexuais).

(    ) O estudo e compreensão do papel das pulsões, desejos, motivações e intenções foram subsídios significativos de Freud, Anna Freud, Melanie Klein, Renée Spitz e Donald Winnicott. Em todos eles é manifesta a preocupação com uma compreensão global do desenvolvimento e dos sentidos individuais, a valorização das experiências subjetivas, o imprescindível estabelecimento de relações e o valor das experiências intersubjetivas.

(    ) Ultimamente, o termo pedagogia psicanalítica recobre o conjunto das incursões psicanalíticas na educação. Entende-se por tal a pretensão de se encontrar uma matriz de intervenções junto às crianças capaz de vir a convertê-las em adultos sem padecimentos psíquicos. Essa nova pedagogia, resultante da junção de um pouco de educação e um outro tanto de psicanálise encerraria, então, faculdades profiláticas. Em suma, quando se pensa em termos de pedagogia psicanalítica, anseia-se achar a fórmula do equilíbrio para o desenvolvimento de crianças no processo civilizacional.

(   ) A reflexão psicanalítica aplicada ao domínio pedagógico consentiu reconhecer a grande diversidade de fatores abrangidos na aprendizagem.

(    ) Um dos seus contributos, notadamente importante, calhou da consideração conferida aos aspectos mais ocultos na educação, designadamente os aspectos inconscientes da relação educativa, que por sua vez, constitui um ensaio reducionista de explicação do processo de aprendizagem, não obstante diferentes contribuições da perspectiva psicanalítica têm estimulado a um entendimento e colaboração transdisciplinares na abordagem das questões que se aludem à aprendizagem.

A sequência correta de cima para baixo é:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra A) V, V, F, F, F.

Gabarito: Letra A

(V) A abordagem psicanalítica alargou consideravelmente o interesse pela investigação do desenvolvimento em geral e, particularmente, do desenvolvimento infantil, bem como colaborou para um maior conhecimento dos processos psicoafetivos (ou psicossexuais).

Verdadeiro! Os teóricos psicanalíticos foram pioneiros nos estudos sobre desenvolvimento infantil.

“A abordagem psicanalítica aumentou consideravelmente o interesse pela investigação do desenvolvimento em geral e, particularmente, do desenvolvimento infantil, bem como contribuiu para um maior conhecimento dos processos psico-afectivos e de pensamento. Hoje qualquer abordagem do desenvolvimento psicológico é indissociável dos nomes de Freud, Anna Freud, Melanie Klein, Renée Spitz, Donald Winnicott e tantos outros que, a partir de uma perspectiva psicodinâmica, contribuíram para uma compreensão do mundo infantil e dos processos de desenvolvimento.” 

 

(V) O estudo e compreensão do papel das pulsões, desejos, motivações e intenções foram subsídios significativos de Freud, Anna Freud, Melanie Klein, Renée Spitz e Donald Winnicott. Em todos eles é manifesta a preocupação com uma compreensão global do desenvolvimento e dos sentidos individuais, a valorização das experiências subjetivas, o imprescindível estabelecimento de relações e o valor das experiências intersubjetivas.

Verdadeiro! Veja:

O estudo e compreensão do papel das pulsões, desejos, motivações e intenções foram contributos significativos destes investigadores. Em todos eles é comum a preocupação com uma compreensão global do desenvolvimento, a busca da totalidade e do sentido individuais, a valorização das experiências subjectivas, a necessidade do estabelecimento de relações e a importância das experiências intersubjectivas.” 

 

(F) Ultimamente, o termo pedagogia psicanalítica recobre o conjunto das incursões psicanalíticas na educação. Entende-se por tal a pretensão de se encontrar uma matriz de intervenções junto às crianças capaz de vir a convertê-las em adultos sem padecimentos psíquicos. Essa nova pedagogia, resultante da junção de um pouco de educação e um outro tanto de psicanálise encerraria, então, faculdades profiláticas. Em suma, quando se pensa em termos de pedagogia psicanalítica, anseia-se achar a fórmula do equilíbrio para o desenvolvimento de crianças no processo civilizacional.

Falso. O tempo “pedagogia psicanalítica” não recobre esse conjunto.

 “O termo pedagogia psicanalítica não recobre o conjunto das incursões psicanalíticas na educação. Entende-se por tal a pretensão de se encontrar uma educação "no ponto", ou seja, uma matriz de intervenções junto às crianças capaz de vir a convertê-las em adultos sem padecimentos psíquicos. Essa nova pedagogia, resultante da conjugação de um pouco de educação e um outro tanto de psicanálise teria, então, poderes profiláticos. Em suma, quando se pensa em termos de pedagogia psicanalítica, almeja-se encontrar a fórmula do balanceio para crianças do processo civilizacional.”

 

(V) A reflexão psicanalítica aplicada ao domínio pedagógico consentiu reconhecer a grande diversidade de fatores abrangidos na aprendizagem.

Verdadeiro! Veja:

A reflexão psicanalítica aplicada ao domínio pedagógico permitiu reconhecer a enorme diversidade de factores envolvidos na aprendizagem. Um dos seus contributos, especialmente importante, adveio do relevo dado aos aspectos mais escondidos na educação e na aprendizagem, nomeadamente os aspectos inconscientes da relação educativa. Tal não significa uma tentativa reducionista de explicação do processo de aprendizagem. Pelo contrário, diferentes contribuições da perspectiva psicanalítica têm incentivado a uma compreensão e colaboração transdisciplinares na abordagem das questões que se referem à aprendizagem. O próprio Freud marcou esta abertura, considerando a aprendizagem humana como um conceito que não é unitário, mas muito variável e complexo, ao ponto de, nem a Psicanálise nem a Educação, separadas ou em conjunto, poderem pretender ser os únicos árbitros da verdade e de produção de conhecimento sobre ela.” 

 

(F) Um dos seus contributos, notadamente importante, calhou da consideração conferida aos aspectos mais ocultos na educação, designadamente os aspectos inconscientes da relação educativa, que por sua vez, constitui um ensaio reducionista de explicação do processo de aprendizagem, não obstante diferentes contribuições da perspectiva psicanalítica têm estimulado a um entendimento e colaboração transdisciplinares na abordagem das questões que se aludem à aprendizagem.

Falso. Como vimos no trecho apresentado na afirmativa anterior, a importância dada aos aspectos inconscientes da relação educativa não constitui uma tentativa reducionista do processo de aprendizagem.

 

Assim, a sequência correta é V V F V F

O gabarito deveria, então, ser Letra D.

 

Fonte: Lajonquière, Leandro de. (2002). Sigmund freud, a educação e as crianças. Estilos da Clinica7(12), 112-129. Recuperado em 06 de janeiro de 2022, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282002000100010&lng=pt&tlng=pt.

Contributos Da Psicanálise Para A Educação E Para A Relação Professor – Aluno. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8257

 
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *