Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre as concepções behavioristas radicais/análise do comportamento relativas à área educacional é correto afirmar:

Continua após a publicidade..

Resposta:

ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA

Questão anulada

Sobre as concepções behavioristas radicais/análise do comportamento relativas à área educacional é correto afirmar:
a)  Defesa do uso do controle aversivo do comportamento, por meio de punições, no ambiente educativo.

Errado. É um erro afirmar que o behaviorismo radical defende o uso de controle aversivo do comportamento.

“A defesa do controle aversivo do comportamento, por meio de punições, presente no ensino tradicional, por exemplo, opõe-se francamente a uma proposição behaviorista radical.”


b)  Equiparação da “didática behaviorista” às propostas tradicional e tecnicista de ensino, pois a possibilidade de empregar tecnologia de ensino é satisfatória para igualar ambas as propostas.

Errado. Essa afirmação é falsa, uma vez que os princípios behavioristas radicais são muitas vezes incompatíveis com os do ensino tradicional.

“Em textos didáticos voltados ao público educacional e mesmo no discurso de profissionais da área, além dos equívocos, também é comum encontrarmos uma série de afirmações que podem ser consideradas “meias verdades”, além dos completos equívocos. É comum, por exemplo, a equiparação da “didática behaviorista” às propostas tradicional e tecnicista de ensino. Não pretendemos nos aprofundar nos princípios de tais propostas, mas o fato é que as proposições behavioristas radicais chegam a ser, por vezes, incompatíveis com os do ensino tradicional.


c)  O homem é uma tábula rasa, assim conhecer é responder a estímulos imediatamente presentes. A percepção do mundo é o comportamento em relação a ele, e via de acesso com o mundo propriamente dito.

Errado. Cada uma das afirmações feita aqui está incorreta, menos a que diz que a percepção do mundo é o comportamento em relação a ele, veja:

“Ainda para Micheletto (1999), o homem não é uma tabula rasa e conhecer é mais que responder a estímulos imediatamente presentes. A nossa percepção do mundo é nosso comportamento em relação a ele, e não pode ser confundido com o mundo propriamente dito. Sendo assim, podemos dizer que o dado empírico é importante para Skinner? Sim, mas isto não o insere automaticamente nas concepções empiristas do conhecimento. Isso ocorre por duas razões, a primeira é que ele difere na forma como explica a percepção e a segunda é porque o conhecimento não pode ser compreendido como representação do mundo, conforme professavam os empiristas, e sim como uma forma de ação sobre o mundo.”


d)  Das influências filosóficas do behaviorismo radical, é corriqueiro atribui-las a uma origem pragmatista, porém suas raízes seriam mais corretamente centradas na epistemologia positivista.

Errado. Na verdade é o contrário: comumente se atribui ao positivismo, mas suas raízes são mais centradas no pragmatismo.

“Sobre as influências filosóficas do behaviorismo radical, é comum atribuir origens filosóficas positivistas, quando as raízes estariam mais corretamente centradas na epistemologia pragmatista. O termo “positivista” é muito discutível por ser uma concepção muito ampla e, portanto, um pouco “imprestável”. Um rótulo com muita extensão e pouca definição torna o seu conteúdo muito diluído. A ciência em geral, especialmente a natural, onde o behaviorismo radical se situa, tem raízes positivistas. Skinner combate a metafísica e acredita ser possível conhecer o seu objeto de estudo e nele intervir.”


e)  Para Skinner, o conhecimento não pode ser abarcado como representação do mundo, segundo declaravam os empiristas, e sim como uma forma de ação sobre o mundo.

Certo!

“Sendo assim, podemos dizer que o dado empírico é importante para Skinner? Sim, mas isto não o insere automaticamente nas concepções empiristas do conhecimento. Isso ocorre por duas razões, a primeira é que ele difere na forma como explica a percepção e a segunda é porque o conhecimento não pode ser compreendido como representação do mundo, conforme professavam os empiristas, e sim como uma forma de ação sobre o mundo.”

 

Assim, a resposta correta é Letra E.

 

Fonte: Carmo, J.S. Contribuições da análise do comportamento à prática educacional. Org. João dos Santos Carmo e Maria Julia Ferreira Xavier Ribeiro. 1a ed. Santo André, SP: ESETec Editores Associados, 2012

   

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *