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Sobre a atuação do psicopedagogo na escola, assinale a alternativa INCORRETA.

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Resposta:

A alternativa correta é letra A) O lugar do trabalho psicopedagógico na escola está bem delimitado, já que apresenta técnicas específicas de atuação neste espaço.

 

Sobre a atuação do psicopedagogo na escola, assinale a alternativa INCORRETA.

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"A atuação docente em um ambiente educacional requer do profissional discernimento de que é um desafio permanente, pois precisa estar atento a múltiplas questões, possibilidades, interesses, e tem-se observado cada vez mais desafios, como: dificuldades de aprendizagem, novas configurações familiares, falta de investimento financeiro para manutenção das escolas, sobrecarga de trabalho dos professores. Diante de tal contexto, no que diz respeito à atuação profissional, os professores precisam dar conta da aprendizagem científica, sem desconsiderar as questões sociais, culturais e políticas, que podem interferir no desenvolvimento intelectual e social da criança. Assim, é necessário que os professores estejam em constante formação, para que seja possível ter melhores condições de trabalho no ambiente escolar. Dentro dessa perspectiva, a Psicopedagogia surge como uma possibilidade abrangente e qualificada para auxiliar na difícil e instigante tarefa de educar.

(...)

É possível observar que, na realidade escolar hoje, perante inúmeras questões diferentes, há um crescente número dessas dificuldades e problemas relacionados à aprendizagem na escola. Diante disso, o psicopedagogo escolar surge como uma possibilidade de desenvolver, dentro de um espaço multidisciplinar, plural e fundamentalmente organizado, diferentes possibilidades de apresentar caminhos para auxiliar o professor no ambiente de sua sala de aula.

 

Sendo assim, o trabalho psicopedagógico é uma possibilidade necessária no contexto da escola e, por ser uma profissão relativamente nova, pode haver confusão e dificuldade em delimitar onde e até que ponto o profissional pode atuar nesse espaço, assim como tentar descobrir qual tem sido a prática desenvolvida por esse profissional.

 

Isso porque comumente são feitos relatos de que o campo de atuação profissional do psicopedagogo nem sempre é bem delimitado e definido por este profissional e/ou pelos demais profissionais da educação (professores, gestores, coordenadores pedagógicos, supervisores escolares). Da mesma forma, o que pode ser observado também é a falta de uma legislação norteadora que regulamente o trabalho do psicopedagogo institucional, principalmente por ser esta uma profissão nova no ambiente escolar.

(...)

Paín apresenta estudos pertinentes sobre a aprendizagem, e a define em diferentes dimensões: a biológica, a cognitiva e a social. Isso implica, segundo a autora, na compreensão de que existem várias possibilidades de caminhos que justifiquem dificuldades em aprender, e, desse modo, é preciso estudar, reconhecer, identificar de forma sensível todas as dimensões para ajudar a criança em suas questões individuais."

 

Fonte: "A Atuação do Psicopedagogo na Escola: um estudo do tipo estado do conhecimento" (Campagnolo e Marquezan)

 

Portanto, encontramos a alternativa incorreta na Letra A.


a)  O lugar do trabalho psicopedagógico na escola está bem delimitado, já que apresenta técnicas específicas de atuação neste espaço.


b)  Ainda não há uma legislação norteadora que regulamente o trabalho do psicopedagogo institucional, principalmente por ser uma profissão nova no ambiente escolar.


c)  O psicopedagogo escolar surge como uma possibilidade de desenvolver, dentro de um espaço multidisciplinar, plural e fundamentalmente organizado, diferentes possibilidades de apresentar caminhos para auxiliar o professor no ambiente de sua sala de aula.


d)  Existem várias possibilidades de caminhos que justifiquem dificuldades em aprender, e, desse modo, o psicopedagogo precisa estudar, reconhecer, identificar de forma sensível todas as dimensões para ajudar a criança em suas questões individuais.


e)  Porque os professores precisam dar conta da aprendizagem científica, sem desconsiderar as questões sociais, culturais e políticas, que podem interferir no desenvolvimento intelectual e social da criança, necessitam estar em constante formação.

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