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Na atualidade vivenciamos uma realidade de violência na sociedade que tem reverberado no interior da escola. Diante de uma situação de violência entre alunos(as), com agressão física, a participação do psicólogo escolar e educacional no conflito pode ser decisiva para uma solução razoável. Assinale a alternativa em que a postura do psicólogo é a mais indicada nesta situação.

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Resposta:

A alternativa correta é letra E) Junto com a direção da escola, buscar uma ação multidisciplinar entendendo o conflito como expressão de uma realidade social e não como um problema individual dos alunos.

Na atualidade vivenciamos uma realidade de violência na sociedade que tem reverberado no interior da escola. Diante de uma situação de violência entre alunos(as), com agressão física, a participação do psicólogo escolar e educacional no conflito pode ser decisiva para uma solução razoável. Assinale a alternativa em que a postura do psicólogo é a mais indicada nesta situação.

Segundo Sperancetta (2016, p. 47):

A concepção atual em Psicologia Escolar/Educacional, de acordo com o Sistema Conselhos, orienta que a atuação dessa(desse) profissional não deve atingir demandas individuais e, sim, deve estar amparada em uma perspectiva coletiva do contexto escolar. Nesse sentido, quando se verifica a necessidade de atendimentos especializados a alunos e profissionais da escola, a(o) Psicóloga(o) deve sugerir encaminhamentos para avaliação e acompanhamentos externos à instituição.”


 

a)  Junto com a direção da escola e com os(as) professores(as) dos estudantes envolvidos na agressão, formalizar queixa junto ao Conselho Tutelar da região para as devidas providências.

INCORRETA. A alternativa não inclui intervenção multidisciplinar. Além disso, esclarecendo a parte que toca ao Conselho Tutelar, o Ministério Público do Paraná, respondendo a pergunta “É atribuição do conselheiro tutelar resolver conflitos entre alunos dentro da escola?”, declara o seguinte:

O Conselho Tutelar, de fato, não é "polícia de criança" e nem deve substituir o papel que cabe à escola (e também à família), no processo "educacional" de crianças e adolescentes, no sentido mais amplo preconizado pelo art. 205, da Constituição Federal.”

Lembrando que no Art. 205 da CF está expresso:

Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”


b)  Junto com a direção da escola, convocar os(as) alunos(as) envolvidos no conflito para entender as motivações da agressão e traçar soluções.

INCORRETA. Focar nos alunos envolvidos no conflito apenas recai em responsabilização individual dos mesmos, excluindo a possibilidade de uma compreensão integral da problemática, portanto, alternativa ERRADA.


 

c)  Junto com os(as) professores(as) da(s) sala(s) dos(as) alunos(as) envolvidos(as) na agressão, buscarem compreender o comportamento dos mesmos no ambiente da sala de aula para tomar as decisões necessárias.

INCORRETA. Nesta assertiva, a direção da escola, os pais, e outras possibilidades de análise do conflito foram suprimidas, concluindo-se que a opção é IMPROCEDENTE


 

d)  Junto com os (as) professores (as) da(s) sala(s) dos(as) alunos(as) envolvidos(as) na agressão, buscarem identificar qual dos envolvidos provocou a agressão e puni-lo.

INCORRETA. Corrigindo: o erro da alternativa “D” é semelhante ao da opção “B”, isto é, enfoque individual do conflito, o que torna a afirmativa é FALSA.


 

e)  Junto com a direção da escola, buscar uma ação multidisciplinar entendendo o conflito como expressão de uma realidade social e não como um problema individual dos alunos.

CORRETA. A compreensão da violência escolar abarcar um panorama complexo de variáveis, e a alternativa mais compatível com este raciocínio é a LETRA “E”, portanto, opção CERTA. Corroborando esta perspectiva, Barbosa (2018) declara:

Ultimamente, a violência escolar é entendida como um problema complexo, pois abarca situações de exclusão social, indicando a necessidade de avaliações que ultrapassem apenas as questões centradas nas transgressões praticadas por jovens (Abramovay, 2006), considerando-se as inúmeras variáveis envolvidas neste fenômeno.”

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Fonte consultada:

Barbosa, Tatiana Aparecida A violência no contexto escolar: representações de alunos do Ensino Fundamental / Tatiana Aparecida Barbosa. -- Rio Claro, 2018

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988.

Ministério Público do Paraná. (2013). Consulta: Conselho Tutelar - Educação - Atribuições do conselheiro. Disponível em https://crianca.mppr.mp.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1376#

 

Sperancetta, A. A atuação da(o) Psicóloga(o) no contexto escolar. IN: Psicologia escolar/educacional: ações e debates em psicologia escolar/educacional / Bruno Jardini Mäder (org.) – Curitiba : CRP-PR, 2016.

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