Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

De acordo com Souza (2009) a Psicologia Escolar foi uma das primeiras áreas no Brasil a fazer críticas à formação profissional e às formas de atuação do psicólogo na escola no que se refere ao modelo clínico, psicoterapêutico e reeducativo de atuação do psicólogo no atendimento à queixa escolar. Essas críticas permitiram implicações importantes para a área, EXCETO:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) A concepção de ciência da Psicologia, centrada no positivismo, na psicoterapia e na psicologia diferencial.

Gabarito Letra B

 

De acordo com Souza (2009) a Psicologia Escolar foi uma das primeiras áreas no Brasil a fazer críticas à formação profissional e às formas de atuação do psicólogo na escola no que se refere ao modelo clínico, psicoterapêutico e reeducativo de atuação do psicólogo no atendimento à queixa escolar. Essas críticas permitiram implicações importantes para a área, EXCETO:

 

Veja o que diz a autora mencionada:

“A Psicologia Escolar foi uma das primeiras áreas no Brasil a esboçar uma crítica à formação profissional e ao modelo de atuação psicológica em educação. O trabalho pioneiro de Maria Helena Souza Patto, de 1981, intitulado Psicologia e Ideologia: uma introdução crítica à Psicologia Escolar demonstrava esta análise ao tecer as seguintes críticas: a) à concepção de ciência da Psicologia, centrada no positivismo, na Psicometria e na Psicologia Diferencial; b) às explicações a respeito das dificuldades de aprendizagem, focadas na criança e na teoria da Carência Cultural; c) ao modelo clínico, psicoterapêutico e reeducativo de atuação psicológica no atendimento à queixa escolar.

Tais críticas tiveram repercussões importantes para a área de Psicologia Escolar, destacando-se: a) a importância de pesquisarmos os fenômenos educacionais a partir dos processos que acontecem no interior da escola; b) a necessidade de encontrar modelos teórico-metológicos que superassem a noção unilateral de adaptação da criança ao sistema escolar; c) o destaque para a necessidade de autonomia do trabalho do psicólogo em relação ao corpo dirigente da instituição escolar; d) a reconstituição da identidade do psicólogo no campo da educação.

 

Agora vejamos as alternativas:

 

a)  A importância de pesquisarmos os fenômenos educacionais a partir dos processos que acontecem no interior da escola.

b)  A concepção de ciência da Psicologia, centrada no positivismo, na psicoterapia e na psicologia diferencial.

c)  A necessidade de encontrar modelos teórico-metológicos que superassem a noção unilateral de adaptação da criança ao sistema escolar.

d)  O destaque para a necessidade de autonomia do trabalho do psicólogo em relação ao corpo dirigente da instituição escolar.

e)  A reconstituição da identidade do psicólogo no campo da educação.

 

Percebemos que aparecem, na mesma ordem que a bibliografia apresenta, mas que não faz parte das implicações a  concepção de ciência da Psicologia, centrada no positivismo, na psicoterapia e na psicologia diferencial.

 

Nosso gabarito é Letra B.

 

Referência

Souza, Marilene Proença Rebello de. (2009). Psicologia Escolar e Educacional em busca de novas perspectivas. Psicologia Escolar e Educacional13(1), 179-182. Recuperado em 03 de feveiro de 2021, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000100021&lng=pt&tlng=pt.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *