Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

De acordo com Campos (1987) a aprendizagem resulta da procura pelo indivíduo do restabelecimento de um equilíbrio vital quebrado para uma situação presente para a qual não se encontrou uma resposta. Isto implica dizer que a aprendizagem é um processo:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Pessoal.

Gabarito: Letra C

 

De acordo com Campos (1987) a aprendizagem resulta da procura pelo indivíduo do restabelecimento de um equilíbrio vital quebrado para uma situação presente para a qual não se encontrou uma resposta. Isto implica dizer que a aprendizagem é um processo:

 

De acordo com Campos, a aprendizagem é um processo dinâmico, contínuo, global, pessoal, gradativo e cumulativo. A frase que aparece no enunciado, inclusive, aparece na descrição de um fator que não aparece nas alternativas, veja:

 

“Processo global ou «compósito» - Qualquer comportamento humano e global ou «compósito»; inclui sempre aspectos motores, emocionais e ideativos ou mentais, como produtos da aprendizagem. Portanto, a aprendizagem, envolvendo uma mudança de comportamento, terá que exigir a participação total e global do individuo, para que todos os aspectos constitutivos de sua personalidade entrem em atividade no ato de aprender, a fim de que seja restabelecido o equilíbrio vital" rompido pelo aparecimento de uma situação problemática.”

 

Vamos ver cada descrição apresentada pelo autor:

 

a)  Dinâmico.

1. Processo dinâmico - Como já ficou bem claro, a aprendizagem não e um processo de absorção passiva, pois sua característica mais importante e a atividade daquele que aprende. Portanto, a aprendizagem só se faz através da atividade do aprendiz. É evidente que não se trata apenas de atividade externa física, mas, também, de atividade interna, mental e emocional, porque a aprendizagem é um processo que envolve a participação total e global do indivíduo, em seus aspectos físicos, intelectuais, emocional e social. Na escola, o aluno aprende pela participação em atividades, tais como leitura de textos escolares, redações, resoluções de problemas, ouvindo as explicações do professor, respondendo oralmente as questões, fazendo exames escritos, pesquisando, trabalhando nas oficinas, fazendo experiencias no laboratório, participando de atividades de grupo etc. Assim, a aprendizagem escolar depende não só do conteúdo dos Iivros, nem só do que os professores ensinam, mas muito mais da reação dos alunos a fatores, tais como Iivros, mestres e ambiente social da escola. Os métodos de ensino da escola moderna tomaram-se ativos, suscitando o máximo de atividade, da parte do aprendiz, face a caracterização da aprendizagem como um processo dinâmico.”

 

b)  Contínuo.

“Processo contínuo - Desde o inicio da vida, a aprendizagem acha-se presente. Ao sugar o seio materno, a criança enfrenta o primeiro problema de aprendizagem: tem que coordenar movimentos de sucção, deglutição e respiração. As horas de sono, as de alimentação, os diferentes aspectos de criação impõem, já ao infante, numerosas e complexas situações de aprendizagem. Na idade escolar, na adolescência, na idade aduIta e até em idade mais avançada, a aprendizagem está sempre presente. A família, a escola e enfim todos os agentes educacionais precisam selecionar os conteúdos e comportamentos a serem exercitados, porque sendo a aprendizagem um processo continuo, o individuo poderá aprender algo que venha prejudicar seu ajustamento e o bom desenvolvimento de sua personalidade.”

 

c)  Pessoal.

“Ninguém pode aprender por outrem, pois a aprendizagem e intransferível, de um indivíduo para outro. As concepções antigas supunham que o professor, apresentando o conteúdo a ser aprendido, realizando os movimentos necessários, levava, obrigatoriamente, o aluno a aprendizagem. Atualmente, a compreensão do caráter pessoal da aprendizagem levou o ensino a concentrar-se na pessoa do aprendiz, tornando-se paidocêntrica (o aluno no centro) a orientação da escola moderna. A maneira de aprender e o próprio ritmo da aprendizagem variam de .indivíduo para individuo, face ao caráter pessoal da aprendizagem.”

 

d)  Gradativo.

“A aprendizagem e um processo que se realiza através de operações crescentemente complexas, porque, em cada nova situação, envolve maior número de elementos. Cada nova aprendizagem acresce novos elementos a experiencia anterior, sem idas e vindas, mas numa serie gradativa e ascendente. Este caráter gradativo repercutiu na organização dos programas escolares, na organização dos cursos e em sua respectiva seriação”

 

e)  Cumulativo.

“com um sentido de progressiva adaptação e ajustamento social - Analisando-se o ato de aprender, verifica-se que, além da maturação, a aprendizagem resulta de atividade anterior, ou seja, da experiencia individual. Ninguém aprende senão por si e em si mesmo, pela automodificação. Desta maneira, a aprendizagem constitui um processo cumulativo, em que a experiencia atual aproveita-se das experiencias anteriores.”

 

Acaba sendo, no fim, uma questão mais interpretativa. Como a questão fala sobre o aprendizado ser uma procura do indivíduo, nos faz pensar sobre a aprendizagem como um processo pessoal.

Entretanto, acredito que haveria margem para anulação dessa questão.

 

Gabarito Letra C.

 

Referência

CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da aprendizagem. 33. ed. Petrópolis: Vozes, 2003

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *