Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Considerando as proposições seguintes sobre a Teoria de Aprendizagem em Vygotsky


I A linguagem é um fenômeno que advém de características inatas e particulares, d os seres humanos que pode evoluir ao longo do tempo devido a uma necessidade básica dos seres vivos, a comunicação.


II O s processos tipicamente humanos tais quais a memória e a lembrança voluntária, a atenção, a imaginação, a ação intencional, a capacidade de planejar, a elaboração conceitual, o uso da linguagem, o pensamento abstrato e o raciocínio dedutivo independem da mediação.


III A aprendizagem decorre de um processo de equilibração que se desenvolve por meio da assimilação e da acomodação de esquemas que formam estruturas mentais capazes de atingir o pensamento conceitual


IV Os conceitos seriam adquiridos por meio do processo de discriminação e generalização. A discriminação ocorre quando o ambiente passa a exercer controle sobre a emissão de um comportamento. A generalização ocorre quando esse comportamento é emitido em outras situações semelhantes


Verifica- se que está(ã o) corretas

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra E) nenhuma das opções acima.

Gabarito Letra E

I A linguagem é um fenômeno que advém de características inatas e particulares, d os seres humanos que pode evoluir ao longo do tempo devido a uma necessidade básica dos seres vivos, a comunicação.

Errado. A linguagem não advém de características inatas e particulares dos seres humanos.

“É possível afirmar que a linguagem não é um fenômeno ou advém de características inatas e particulares aos seres humanos e também não tem um começo, ela evoluiu ao longo do tempo devido a uma necessidade básica dos seres vivos, a comunicação. Pesquisas diversas comprovam que todos os animais possuem linguagens e meios de se comunicar com seus grupos por intermédio de sons ou gestos. A linguagem pode realizar a função de descarga emocional ou uma função social de comunicação, mas são os seres humanos que se apropriaram da linguagem de forma a efetivamente transmitir as descobertas e conhecimentos acumulados ao longo do desenvolvimento da humanidade”


II O s processos tipicamente humanos tais quais a memória e a lembrança voluntária, a atenção, a imaginação, a ação intencional, a capacidade de planejar, a elaboração conceitual, o uso da linguagem, o pensamento abstrato e o raciocínio dedutivo independem da mediação.

Errado. Os processos psicológicos superiores, que são tipicamente humanos, como a ação intencional, a atenção voluntária, a memória ativa e o pensamento abstrato, dependem, sim, da mediação.

“A base de todo este processo reconstrutivo é a operação com signos. Daí a centralidade do conceito de mediação semiótica na explicação dos processos superiores. Em Vygotsky, a mediação semiótica designa “a função que os sistemas de ‘sinais’ desempenham nas relações entre os indivíduos e destes com o seu meio”. (PINO: 1991, p.33, ênfase na fonte). A criança, em seu processo de desenvolvimento psíquico, e para tornar-se efetivamente humana, terá que reconstituir as aquisições da espécie. Essa reconstituição não supõe mera cópia de conteúdos externos na consciência, mas transformações que se dão no interior do mecanismo de internalização o qual supõe, por sua vez, processos de (inter)ação e (inter)comunicação sociais que só podem acontecer mediante sistemas complexos que são socialmente produzidos.”


III A aprendizagem decorre de um processo de equilibração que se desenvolve por meio da assimilação e da acomodação de esquemas que formam estruturas mentais capazes de atingir o pensamento conceitual

Errado. Equilibração, assimilação e acomodação são conceitos de Piaget.


IV Os conceitos seriam adquiridos por meio do processo de discriminação e generalização. A discriminação ocorre quando o ambiente passa a exercer controle sobre a emissão de um comportamento. A generalização ocorre quando esse comportamento é emitido em outras situações semelhantes

Errado. Essa é a visão de Skinner.

“De acordo com Piaget (1996), a aprendizagem decorre de um processo de equilibração que se desenvolve por meio da assimilação e da acomodação de esquemas que formam estruturas mentais capazes de atingir o pensamento conceitual. Montoya (2006) aponta que um conceito “(...) é produto das mudanças que envolverão necessariamente reorganizações por abstrações reflexionantes” (p. 124). Ausubel (conforme citado por Moreira, & cols. 1997) utiliza a expressão aprendizagem significativa e explica que é por meio desse processo que um novo conhecimento se estabelece. Explica o autor: “A aprendizagem significativa é o mecanismo humano por excelência para adquirir e armazenar a vasta quantidade de ideias e informações” (Ausubel, 1963, p. 58 conforme citado por Moreira, & cols 1997, p. 19). Para Skinner (2003), os conceitos seriam adquiridos por meio do processo de discriminação e generalização. A discriminação ocorre quando o ambiente passa a exercer controle sobre a emissão de um comportamento. A generalização ocorre quando esse comportamento é emitido em outras situações semelhantes. Pozo (1998) aponta que, nessa teoria, a formação de conceitos se estabeleceria por associações entre estímulos e respostas.”

 

Assim, nenhuma afirmativa está correta.

Gabarito Letra E

 

Referência

Dias, Maria Sara de Lima, Kafrouni, Roberta, Baltazar, Camilla Silva, & Stocki, Juliana. (2014). A formação dos conceitos em Vigotski: replicando um experimento. Psicologia Escolar e Educacional18(3), 493-500. https://doi.org/10.1590/2175-3539/2014/0183773

Priscila Laroca. Psicologia e Prática pedagógica: o processo de reflexão de uma professora. Disponível em: http://ri.uepg.br/riuepg/bitstream/handle/123456789/911/TESE_PriscilaLarocca.pdf?sequence=1

Pensamento e linguagem: funções psíquicas essenciais no desenvolvimento da criança pequena. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/semanaeducacao/pages/arquivos/ANAIS/ARTIGO/SABERES%20E%20PRATICAS/PENSAMENTO%20E%20LINGUAGEM%20FUNCOES%20PSIQUICAS%20ESSENCIAIS%20NO%20DESENVOLVIMENTO%20DA%20CRIANCA%20PEQUENA.pdf

  
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *