Ana Mercês Bahia Bock (2003), Psicóloga reconhecida na área da educação, em seu texto “Psicologia da Educação: cumplicidade ideológica” reconhece a Psicologia como cumplice na formação do discurso ideológico da educaçãoem que a escola
- A) fica isenta da responsabilidade pelo analfabetismo e a educação se mantem como a grande força propulsora da igualdade social.
- B) se responsabiliza pelo analfabetismo fazendo com que a educação se mantenha como força propulsora da igualdade social.
- C) prioriza as diferenças individuais e que a educação tem o papel social de criar estratégias para minimizar estas diferenças.
- D) é responsável pelo fracasso escolar quando não levam em consideração as diferenças individuais dos alunos.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) fica isenta da responsabilidade pelo analfabetismo e a educação se mantem como a grande força propulsora da igualdade social.
Gabarito Letra A
Ana Mercês Bahia Bock (2003), Psicóloga reconhecida na área da educação, em seu texto “Psicologia da Educação: cumplicidade ideológica” reconhece a Psicologia como cumplice na formação do discurso ideológico da educação em que a escola
a) fica isenta da responsabilidade pelo analfabetismo e a educação se mantem como a grande força propulsora da igualdade social.
Certo! Veja o que diz a autora:
“Mas dados com o estes não são debatidos e os índices de analfabetismo são tidos como falta de empenho ou presença de uma cultura que não valoriza a escola, preferindo que seus filhos trabalhem ou peçam esmolas ao invés de estarem na escola; os índices de baixa renda são, por outro lado, tidos como falta de escolarização. Ou seja, a escola fica isenta de responsabilidade pelo analfabetismo e a educação se mantém como a grande força propulsora da igualdade social. Este papel cumprido pela ideologia da educação como produtora de igualdade e de condições para se obter uma vida digna se torna fundamental para qualquer governo que não queira investir em projetos sociais e que não queira entender a educação como um direito de todos e investir nela para que se apresente efetivamente com o condição de qualificação da sociedade.”
b) se responsabiliza pelo analfabetismo fazendo com que a educação se mantenha como força propulsora da igualdade social.
Errado. Pelo contrário, a escola não se responsabiliza.
c) prioriza as diferenças individuais e que a educação tem o papel social de criar estratégias para minimizar estas diferenças.
Errado. Tradicionalmente, a escola não prioriza diferenças individuais.
d) é responsável pelo fracasso escolar quando não levam em consideração as diferenças individuais dos alunos.
Errado. A escola também deve ser considerada uma das responsáveis pelo fracasso escolar, mas não é essa perspectiva apresentada pela autora.
Nosso gabarito é Letra A.
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