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Segundo Matines (2010) as formas de atuação do Psicólogo Escolar dividem-se nos grupos que propõem atuações diversificadas. A avaliação, diagnóstico, atendimento e encaminhamento de alunos com dificuldades escolares está no grupo de atuação de Psicólogo

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Resposta:

A alternativa correta é letra A) Tradicional.

 

Gabarito Letra A

 

Segundo Matines (2010) as formas de atuação do Psicólogo Escolar dividem-se nos grupos que propõem atuações diversificadas. A avaliação, diagnóstico, atendimento e encaminhamento de alunos com dificuldades escolares está no grupo de atuação de Psicólogo

a)  Tradicional.

b)  Emergente.

c)  da Escola Nova.

d)  da Atualidade.

 

Martinez divide as formas de atuação do psicólogo escolar em tradicional e emergente. A avaliação, diagnóstico e encaminhamento de alunos com dificuldades escolares fazem parte da atuação tradicional:

“2 As formas de atuação “tradicionais”

2.1 Avaliação, diagnóstico, atendimento e encaminhamento de alunos com dificuldades escolares

Essa tem sido uma das mais tradicionais funções do psicólogo na instituição escolar, devido ao viés significativamente clínico que dominou a Psicologia por muitos anos. Na representação social das funções do psicólogo, essa constitui, sem dúvidas, uma das formas de maior destaque. No entanto, a própria concepção de avaliação e diagnóstico das dificuldades escolares vai variando. A consideração da avaliação e do diagnóstico como um momento específico, realizado à margem da situação real em que as dificuldades escolares se expressam, centrado no aluno e feito por um profissional isolado a partir, fundamentalmente, de testes de forte conotação quantitativa ou clínica, vem transformando-se em uma concepção na qual a avaliação e o diagnóstico se configuram como processos nos quais se consideram os espaços sociorrelacionais onde as dificuldades escolares se revelam, no marco de um trabalho em equipe no qual o professor tem um importante papel. (...)

3 Formas de atuação “emergentes

3.1 Diagnóstico, análise e intervenção em nível institucional, especialmente no que diz respeito à subjetividade social da escola, visando delinear estratégias de trabalho favorecedoras das mudanças necessárias para a otimização do processo educativo

A caracterização e o funcionamento da escola como instituição, bem como o impacto dessa nos processos de ensino-aprendizagem que nela se desenvolvem e no cumprimento da sua função educativa em um sentido mais geral, têm sido temas relativamente pouco abordados pela Psicologia Escolar, a qual, como já salientamos, tem focalizado muito mais a dimensão psicoeducativa do que propriamente a dimensão psicossocial da escola. Porém, à medida que se reconhece que os indivíduos se constituem e, simultaneamente, são constituidores dos contextos sociais nos quais estão inseridos, os aspectos organizacionais da escola como instituição, em especial sua subjetividade social,1 adquirem especial importância. Esses constituem aspectos relevantes para compreendermos os processos relacionais que ocorrem na escola e que participam dos modos pelos quais os profissionais e os alunos sentem, pensam e atuam nesse espaço. Por sua vez, a ação dos sujeitos nesse espaço social contribui para a configuração subjetiva que este assume, estabelecendo-se uma relação recursiva entre subjetividades individuais e subjetividade social. Os sistemas de relações que se dão entre os membros da instituição, os estilos de gestão, os valores, as normas e o clima emocional constituem apenas alguns exemplos de importantes fatores que influem, direta ou indiretamente, não apenas nos modos de agir dos integrantes do coletivo escolar, mas também nos seus estados emocionais, na sua satisfação com a instituição e no seu compromisso e motivação com as atividades que realizam. Tradicionalmente, aspectos relacionados com processos grupais, liderança, estilos de gestão, motivação para o trabalho, clima e cultura organizacional, estresse laboral, etc., têm sido estudados em áreas da Psicologia (Psicologia Social, Psicologia Organizacional, Psicologia do Trabalho, etc.) que não são vistas como próximas da Psicologia Escolar, mesmo que os conhecimentos produzidos em relação a tais temas sejam essenciais para o trabalho do psicólogo na escola.”

 

Nosso gabarito é Letra A.

 

Fonte: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/6292/1/ARTIGO_QuePodeFazer.pdf

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