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O Psicólogo tem a função de Facilitar de forma crítica, reflexiva e criativa a implementação das políticas públicas. No entanto, esta ação não tem sido foco do Psicólogo na instituição escolar, devido à tendência dominante de conceber o processo de ensino-aprendizagem fora da complexa rede de elementos que configuram sua qualidade. Porém quando se adota um olhar mais abrangente da vida escolar, a importância do trabalho do psicólogo na implementação das políticas públicas evidencia-se com clareza. Martinez (2010) aponta este olhar mais abrangente como uma análise das dimensões

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Resposta:

A alternativa correta é letra B) Psicoeducativa e Psicossocial.

 

Gabarito Letra B

 

O Psicólogo tem a função de Facilitar de forma crítica, reflexiva e criativa a implementação das políticas públicas. No entanto, esta ação não tem sido foco do Psicólogo na instituição escolar, devido à tendência dominante de conceber o processo de ensino-aprendizagem fora da complexa rede de elementos que configuram sua qualidade. Porém quando se adota um olhar mais abrangente da vida escolar, a importância do trabalho do psicólogo na implementação das políticas públicas evidencia-se com clareza. Martinez (2010) aponta este olhar mais abrangente como uma análise das dimensões

a)  Psicossocial e Comunitária.

b)  Psicoeducativa e Psicossocial.

c)  Psicoeducativa e Comunitária.

d)  Psicossocial e Psicológica.

 

Para a autora, esse olhar mais abrangente não se centra apenas na dimensão psicoeducativa, mas também na dimensão psicossocial:

“Facilitar a implementação das políticas públicas não tem sido foco da ação intencional do psicólogo na instituição escolar, devido à tendência dominante que, como apontamos, parece conceber o processo de ensino-aprendizagem fora da complexa rede de elementos que configuram sua qualidade. Porém, quando se adota um olhar mais abrangente da vida escolar, não centrado exclusivamente na dimensão psicoeducativa, mas também na sua dimensão psicossocial, a importância do trabalho do psicólogo em relação à implementação das políticas públicas no espaço escolar evidencia-se com clareza. Em trabalho anterior, Martínez (2007), a partir da produção no campo da inovação educativa e da experiência de trabalho em relação à implantação da política de inclusão escolar, apresenta um conjunto de ações que o psicólogo pode realizar de forma sistêmica – considerando a complexidade que toda mudança institucional implica –, para contribuir de forma produtiva para a incorporação da política à vida cotidiana da escola. Entre elas destacam-se:

– analisar criticamente as políticas a serem implantadas, reconhecendo seus pontos fortes e seus aspectos vulneráveis, visando à difusão de seus fundamentos na comunidade escolar;

– analisar as experiências na implantação de políticas similares ou da mesma política em outros contextos, visando delinear estratégias específicas para o contexto em que atua;

– identificar os pontos que possam constituir empecilhos para os processos de mudanças e delinear estratégias para neutralizá-los;

– favorecer formas abertas de comunicação e de gestão participativa que possibilitem o envolvimento dos professores no processo de tomada de decisões;

– favorecer a coesão da equipe pedagógica e potencializar a receptividade da comunidade educativa às mudanças;

– contribuir para a difusão de conhecimentos que possam favorecer a criatividade e a inovação;

 – contribuir para enfrentar e negociar os conflitos que comumente acompanham os processos de mudanças;

– favorecer a criação de sistemas de estímulos e de premiação dos resultados positivos alcançados.”

 

Nosso gabarito é Letra B.

 

Fonte: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/6292/1/ARTIGO_QuePodeFazer.pdf

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