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Barbosa e Souza (2012) afirmam que a área do conhecimento da psicologia que tem por finalidade produzir saberes sobre o fenômeno psicológico no processo educativo é a Psicologia

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Resposta:

A alternativa correta é letra C) educacional.

Gabarito Letra C

 

Barbosa e Souza (2012) afirmam que a área do conhecimento da psicologia que tem por finalidade produzir saberes sobre o fenômeno psicológico no processo educativo é a Psicologia

a)  escolar.

b)  aplicada à educação.

c)  educacional.

d)  na educação.

 

A psicologia qu produz saberes sobre o fenômeno psicológico no processo educativo é a psicologia educacional. Sobre as diferenças da psicologia educacional e escolar:

A Psicologia Educacional pode ser considerada como uma sub-área da psicologia, o que pressupõe esta última como área de conhecimento. Entende-se área de conhecimento como corpus sistemático e organizado de saberes produzidos de acordo com procedimentos definidos, referentes a determinados fenômenos ou conjunto de fenômenos constituintes da realidade, fundamentado em concepções ontológicas, epistemológicas, metodológicas e éticas determinadas. Faz-se necessário, porém, considerar a diversidade de concepções, abordagens e sistemas teóricos que constituem as várias produções de conhecimento, particularmente no âmbito das ciências humanas, das quais a psicologia faz parte. Assim, a Psicologia da Educação pode ser entendida como sub-área de conhecimento, que tem como vocação a produção de saberes relativos ao fenômeno psicológico constituinte do processo educativo.

A Psicologia Escolar, diferentemente, define-se pelo âmbito profissional e refere-se a um campo de ação determinado, isto é, a escola e as relações que aí se estabelecem; fundamenta sua atuação nos conhecimentos produzidos pela Psicologia da Educação, por outras sub-áreas da psicologia e por outras áreas de conhecimento.

Deve-se, pois, sublinhar que Psicologia Educacional e Psicologia Escolar são intrinsecamente relacionadas, mas não são idênticas, nem podem reduzir-se uma à outra, guardando cada qual sua autonomia relativa. A primeira é uma área de conhecimento (ou sub-área) e tem por finalidade produzir saberes sobre o fenômeno psicológico no processo educativo. A outra constitui-se como campo de atuação profissional, realizando intervenções no espaço escolar ou a ele relacionado, tendo como foco o fenômeno psicológico, fundamentada em saberes produzidos, não só, mas principalmente, pela subárea da psicologia, a psicologia da educação (p. 3-4).”

 

Nosso gabarito é Letra C.

 

Referência

Barbosa, Deborah Rosária, & Souza, Marilene Proença Rebello de. (2012). Psicologia Educacional ou Escolar? Eis a questão. Psicologia Escolar e Educacional16(1), 163-173. https://doi.org/10.1590/S1413-85572012000100018

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