Segundo Souza (2010, p. 145) “os procedimentos que constituem a atuação/formação do psicólogo escolar devem considerar”
- A) “o trabalho participativo; a demanda escolar como ponto de partida de ação na escola; o fortalecimento do trabalho do professor e a circulação da palavra” (2010, p. 145).
- B) “a parceria com os pais; a articulação entre os funcionários; a gestão participativa; as políticas institucionais” (2010, p. 145).
- C) “o fortalecimento do trabalho do professor; as políticas institucionais; o apoio social e as estratégias de argumentação” (2010, p. 145).
- D) “a gestão participativa; o apoio social; as estratégias de argumentação e a demanda escolar como ponto de partida de ação na escola” (2010, p. 145).
Resposta:
A alternativa correta é letra A) “o trabalho participativo; a demanda escolar como ponto de partida de ação na escola; o fortalecimento do trabalho do professor e a circulação da palavra” (2010, p. 145).
Gabarito Letra A
Segundo Souza (2010, p. 145) “os procedimentos que constituem a atuação/formação do psicólogo escolar devem considerar”
a) “o trabalho participativo; a demanda escolar como ponto de partida de ação na escola; o fortalecimento do trabalho do professor e a circulação da palavra” (2010, p. 145).
b) “a parceria com os pais; a articulação entre os funcionários; a gestão participativa; as políticas institucionais” (2010, p. 145).
c) “o fortalecimento do trabalho do professor; as políticas institucionais; o apoio social e as estratégias de argumentação” (2010, p. 145).
d) “a gestão participativa; o apoio social; as estratégias de argumentação e a demanda escolar como ponto de partida de ação na escola” (2010, p. 145).
Essa questão exige conhecimento específico da bibliografia mencionada. Para a autora, os procedimentos da atuação e formação do psicólogo escolar devem considerar o trabalho participativo; a demanda escolar como ponto de partida de ação na escola; o fortalecimento do trabalho do professor e a circulação da palavra.
“Os procedimentos que constituem a atuação/formação do psicólogo escolar devem considerar: o trabalho participativo; a demanda escolar como ponto de partida de uma ação na escola; o fortalecimento do trabalho do professor e a circulação da palavra. Consideram-se, portanto, os seguintes aspectos:
a) a realização de um trabalho amplamente participativo dos vários segmentos escolares, sempre vinculado ao funcionamento institucional. Ou seja, enfatiza-se a compreensão dos vários fatores que interferem na produção da queixa escolar – ou multideterminações presentes no encontro entre o sujeito humano e o processo educacional, conforme aponta Meira (2002, p. 66) –, de modo a se buscar meios de se intervir em tal processo, movimentando as “relações cristalizadas”, e de romper essa produção;
b) o ponto de partida da atuação na demanda apresentada pelos professores, sem se limitar a ela, mas sim ampliando-a no sentido de discutir como essa demanda é entendida no dia a dia da escola, atentando-se para aspectos relativos ao funcionamento institucional;
c) o planejamento de linhas de ação na escola em função do quanto esta e seus profissionais possibilitem o desenvolvimento do trabalho participativo;
d) a participação dos professores, de modo a se propiciar reflexões sobre a prática docente, assim como os fatores implicados na produção do fracasso escolar, além de se atentar para outras práticas que incluem a rede social de serviços à criança e ao adolescente. Ressalta-se ainda a necessidade de análise das repercussões das políticas vigentes na prática educativa;
e) a realização de encontros grupais com crianças, enquanto elemento fundamental para a constituição de um espaço que propicie a circulação da palavra ou a expressão dos significados que os alunos possuem a respeito de seu lugar na escola, assim como das dificuldades enfrentadas no processo de escolarização. Além disso, busca-se propiciar a ruptura da estigmatização – assim como da sensação de incapacidade e medo – das crianças, por meio da valorização das produções realizadas por elas;
f) a parceria com os pais, discutindo-se os motivos dos encaminhamentos para o atendimento das crianças em grupo assim como o trabalho de atuação do psicólogo a ser realizado e as políticas educacionais vigentes;
g) a elaboração de relatórios finais sobre o trabalho realizado que são lidos tanto com as crianças e os pais, quanto com os professores, de modo a se deixar esse registro na escola, atentando-se para o que se produziu em várias relações ao longo da atuação psicológica perante a queixa escolar”
Nosso gabarito é Letra A.
Fonte: http://rbepold.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/download/2255/2222
Deixe um comentário