Enxergar a escola como um espaço sui generis no qual as pessoas convivem e atuam é um importante papel do psicólogo escolar. O psicólogo escolar em suas atribuições é capaz de sugerir, delinear e coordenar estratégias de intervenção direcionadas a potencializar o trabalho de equipe, mudar representações cristalizadas e inadequadas sobre o processo educativo, desenvolver habilidades comunicativas, mediar conflitos, incentivar a criatividade e a inovação, melhorar a qualidade de vida no trabalho e outras tantas ações, como contribuição significativa para o aprimoramento do funcionamento organizacional. Segundo Martinez (2010) estas atuações do psicólogo escolar só são possíveis
- A) a partir de uma formação profissional política.
- B) a partir de um sensível processo de diagnóstico e análise das necessidades institucionais.
- C) pela demanda apresentada pela instituição e as possibilidades de articulação entre psicólogos do trabalho e os psicopedagogos.
- D) pela equipe de psicólogos organizacionais e não educacionais.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) a partir de um sensível processo de diagnóstico e análise das necessidades institucionais.
Gabarito Letra B
Enxergar a escola como um espaço sui generis no qual as pessoas convivem e atuam é um importante papel do psicólogo escolar. O psicólogo escolar em suas atribuições é capaz de sugerir, delinear e coordenar estratégias de intervenção direcionadas a potencializar o trabalho de equipe, mudar representações cristalizadas e inadequadas sobre o processo educativo, desenvolver habilidades comunicativas, mediar conflitos, incentivar a criatividade e a inovação, melhorar a qualidade de vida no trabalho e outras tantas ações, como contribuição significativa para o aprimoramento do funcionamento organizacional. Segundo Martinez (2010) estas atuações do psicólogo escolar só são possíveis
a) a partir de uma formação profissional política.
b) a partir de um sensível processo de diagnóstico e análise das necessidades institucionais.
c) pela demanda apresentada pela instituição e as possibilidades de articulação entre psicólogos do trabalho e os psicopedagogos.
d) pela equipe de psicólogos organizacionais e não educacionais.
Vamos ver o que a autora mencionada diz:
“Enxergar a escola não apenas como um lugar onde uns ensinam e outros aprendem, mas como um espaço social sui generis no qual as pessoas convivem e atuam, implica reconhecer a importância da sua dimensão psicossocial assim como, o papel do trabalho do psicólogo escolar nesta importante dimensão.
A partir de um sensível processo de diagnóstico e análise das necessidades institucionais o psicólogo pode sugerir, delinear e coordenar estratégias de intervenção direcionadas a potencializar o trabalho em equipe, mudar representações cristalizadas e inadequadas sobre o processo educativo, desenvolver habilidades comunicativas, mediar conflitos, incentivar a criatividade e a inovação, melhorar a qualidade de vida no trabalho e outras tantas ações, como contribuição significativa ao aprimoramento do funcionamento organizacional.
Poder perceber a escola simultaneamente, na sua dimensão psicoeducativa e psicossocial, permite ao psicólogo o delineamento de estratégias de trabalho que, a partir da articulação das duas dimensões, resultem mais efetivas para a otimização dos processos educativos que nela ocorrem.”
Nosso gabarito é Letra B.
Referência
Martinez, Albertina Mitjáns. (2009). Psicologia Escolar e Educacional: compromissos com a educação brasileira. Psicologia Escolar e Educacional, 13(1), 169-177. https://doi.org/10.1590/S1413-85572009000100020
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