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Enxergar a escola como um espaço sui generis no qual as pessoas convivem e atuam é um importante papel do psicólogo escolar. O psicólogo escolar em suas atribuições é capaz de sugerir, delinear e coordenar estratégias de intervenção direcionadas a potencializar o trabalho de equipe, mudar representações cristalizadas e inadequadas sobre o processo educativo, desenvolver habilidades comunicativas, mediar conflitos, incentivar a criatividade e a inovação, melhorar a qualidade de vida no trabalho e outras tantas ações, como contribuição significativa para o aprimoramento do funcionamento organizacional. Segundo Martinez (2010) estas atuações do psicólogo escolar só são possíveis

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Resposta:

A alternativa correta é letra B) a partir de um sensível processo de diagnóstico e análise das necessidades institucionais.

Gabarito Letra B

 

Enxergar a escola como um espaço sui generis no qual as pessoas convivem e atuam é um importante papel do psicólogo escolar. O psicólogo escolar em suas atribuições é capaz de sugerir, delinear e coordenar estratégias de intervenção direcionadas a potencializar o trabalho de equipe, mudar representações cristalizadas e inadequadas sobre o processo educativo, desenvolver habilidades comunicativas, mediar conflitos, incentivar a criatividade e a inovação, melhorar a qualidade de vida no trabalho e outras tantas ações, como contribuição significativa para o aprimoramento do funcionamento organizacional. Segundo Martinez (2010) estas atuações do psicólogo escolar só são possíveis

a)  a partir de uma formação profissional política.

b)  a partir de um sensível processo de diagnóstico e análise das necessidades institucionais.

c)  pela demanda apresentada pela instituição e as possibilidades de articulação entre psicólogos do trabalho e os psicopedagogos.

d)  pela equipe de psicólogos organizacionais e não educacionais.

 

Vamos ver o que a autora mencionada diz:

“Enxergar a escola não apenas como um lugar onde uns ensinam e outros aprendem, mas como um espaço social sui generis no qual as pessoas convivem e atuam, implica reconhecer a importância da sua dimensão psicossocial assim como, o papel do trabalho do psicólogo escolar nesta importante dimensão.

A partir de um sensível processo de diagnóstico e análise das necessidades institucionais o psicólogo pode sugerir, delinear e coordenar estratégias de intervenção direcionadas a potencializar o trabalho em equipe, mudar representações cristalizadas e inadequadas sobre o processo educativo, desenvolver habilidades comunicativas, mediar conflitos, incentivar a criatividade e a inovação, melhorar a qualidade de vida no trabalho e outras tantas ações, como contribuição significativa ao aprimoramento do funcionamento organizacional.

Poder perceber a escola simultaneamente, na sua dimensão psicoeducativa e psicossocial, permite ao psicólogo o delineamento de estratégias de trabalho que, a partir da articulação das duas dimensões, resultem mais efetivas para a otimização dos processos educativos que nela ocorrem.”

 

Nosso gabarito é Letra B.

 

Referência

Martinez, Albertina Mitjáns. (2009). Psicologia Escolar e Educacional: compromissos com a educação brasileira. Psicologia Escolar e Educacional13(1), 169-177. https://doi.org/10.1590/S1413-85572009000100020

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