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Martinez (2010) conceituou a Psicologia Escolar como

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Resposta:

A alternativa correta é letra C) um campo de atuação do psicólogo (e eventualmente de produção científica) caracterizado pela utilização da Psicologia no contexto escolar, com o objetivo de contribuir para otimizar o processo educativo, entendido este como complexo processo de transmissão cultural e de espaço de desenvolvimento da subjetividade.

Gabarito Letra C

 

Martinez (2010) conceituou a Psicologia Escolar como

 

a)  um espaço de atuação psicológica com específicas funções de orientação profissional de forma a contribuir com a formação do aluno e otimizar a sua atuação pautada em sua vocação.

Errado. A psicologia escolar não se restringe a orientação profissional.

 

b)  uma área de atuação profissional que possibilita ao psicólogo educacional a criar projetos de intervenção junto aos alunos possibilitando a eles o conhecimento acerca da orientação sexual.

Errado. Essa alternativa também reduz de forma exagerada a função do psicólogo escolar.

 

c)  um campo de atuação do psicólogo (e eventualmente de produção científica) caracterizado pela utilização da Psicologia no contexto escolar, com o objetivo de contribuir para otimizar o processo educativo, entendido este como complexo processo de transmissão cultural e de espaço de desenvolvimento da subjetividade.

Certo!

“O trabalho do psicólogo nessa forma institucionalizada de educação tem sido, já há alguns anos, nosso foco de análise (Martínez, Fariñas, 1993; Martínez, 1996, 2001, 2003a, 2003b, 2005, 2007), o que nos permite conceituar a Psicologia Escolar como: um campo de atuação do psicólogo (e eventualmente de produção científica) caracterizado pela utilização da Psicologia no contexto escolar, com o objetivo de contribuir para otimizar o processo educativo, entendido este como complexo processo de transmissão cultural e de espaço de desenvolvimento da subjetividade (Martinez, 2003b, p. 107). A especificidade do que denominamos Psicologia Escolar em relação a outras áreas ou ramos da Psicologia, tal como estão constituídas hoje, está dada pela conjunção de dois elementos: em primeiro lugar, pelo seu objetivo, sendo esse a contribuição para a otimização dos processos educativos que acontecem na instituição escolar entendidos de forma ampla e também complexa pelos múltiplos fatores que neles intervêm (não apenas aqueles de ordem pedagógica, mas também de ordem subjetiva, relacional e organizacional); e, em segundo lugar, pelo locus de atuação constituído pelas diferentes instâncias do sistema educativo, em especial a instituição escolar.”

 

d)  um campo de atuação do psicólogo que apesar de restrito e com desenvolvimento lento possibilita, por meio de orientações aos alunos e aos pais destes, repararem as dificuldades dos alunos em frequentar as aulas e desenvolver as atividades em prazos determinados pelos professores.

Errado. A psicologia escolar não é um campo restrito e nem tem desenvolvimento lento.

 

Nosso gabarito é Letra C.

 

Fonte: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/6292/1/ARTIGO_QuePodeFazer.pdf

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