Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

De acordo com Bock (2003) o século XX trouxe muitas transformações no mundo. As grandes guerras trouxeram uma valorização da infância, tomada como o futuro. A escola também respondeu a estas novas ideias com a proposta da Escola Nova. A escola então passou a ser espaço de liberdade e de comunicação, assim, todas as manifestações infantis foram tomadas, em seu natural, como boas e desejáveis. Neste contexto a escola manteve-se vigilante no que diz respeito ao desenvolvimento psicológico da criança. A Psicologia se desenvolve como prática capaz de contribuir no processo educacional, em que

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) os instrumentos da Psicologia, como testes, têm uma aplicação na escola para formar classes mais homogêneas e para avaliar o desenvolvimento pedagógico das crianças.

Gabarito Letra C

 

De acordo com Bock (2003) o século XX trouxe muitas transformações no mundo. As grandes guerras trouxeram uma valorização da infância, tomada como o futuro. A escola também respondeu a estas novas ideias com a proposta da Escola Nova. A escola então passou a ser espaço de liberdade e de comunicação, assim, todas as manifestações infantis foram tomadas, em seu natural, como boas e desejáveis. Neste contexto a escola manteve-se vigilante no que diz respeito ao desenvolvimento psicológico da criança. A Psicologia se desenvolve como prática capaz de contribuir no processo educacional, em que

 

a)  a Psicologia Clinica se desenvolve contribuindo com os saberes que pretendem dinamizar e qualificar o processo educacional.

Errado. É a psicologia educacional que faz isso.

 

b)  a Psicologia Educacional começa a atender crianças com dificuldades de aprendizagem.

Errado. É a psicologia clínica que faz isso.

 

c)  os instrumentos da Psicologia, como testes, têm uma aplicação na escola para formar classes mais homogêneas e para avaliar o desenvolvimento pedagógico das crianças.

Certo!

 

d)  o Psicólogo, por meio de testes psicológicos avaliam as dificuldades de aprendizagem das crianças criando técnicas voltadas para o desenvolvimento destas.

Errado. Essa afirmativa misturou tudo que a autora traz em seu texto.

 

Veja a bibliografia:

“O século XX trouxe muitas transformações no mundo. As Grandes Guerras trouxeram uma valorização da infância, tomada como o futuro. A escola também responde u a estas novas ideias com a proposta da Pedagogia da Escola Nova, que pôs no avesso as ideias da escola tradicional. A criança, agora, era vista como naturalmente boa. Sua natureza humana mantinha-se dupla: uma parte boa, manifesta desde o nascimento e uma outra corruptível. À escola cabia, agora, manter na criança a bondade e a espontaneidade que a caracterizavam. Escola passou a ser espaço de liberdade e de comunicação. Lugar onde a criança poderia manifestar sua afetividade, expressa como carinho ou agressividade; sua criatividade, expressa como construção ou destruição; sua liberdade, expressa como obediência ou rebeldia. (...)

E por que a Escola Nova precisou da Psicologia? Porque precisava conhecer a criança e seu desenvolvimento natural, sem ser corrompido, para poder trabalhar para mante-la assim. Era preciso saber como se dá o desenvolvimento natural das crianças para poder vigiá-las deste ponto de vista. Com isto, a Pedagogia da Escola Nova se alia à Psicologia, que aparece como a área do saber capaz de fornecer as respostas que a se necessitava. As principais teorias do desenvolvimento são deste período. Muita coisa será produzida sobre o desenvolvimento das crianças: de seu pensamento e inteligência, de seus afetos e de sua sociabilidade, oferecendo à educação um saber imprescindível ao seu trabalho. A Psicologia se desenvolve não só com o conhecimento, mas também com o prática capaz de contribuir no processo educacional: instrumentos da Psicologia, como os testes, têm uma aplicação na escola para formar classes mais homogéneas e para avaliar o desenvolvimento psicológico das crianças; a Psicologia Clínica começa a atender crianças com dificuldade para o aprendizado; a Psicologia Educacional se desenvolve contribuindo com saberes que pretendem dinamizar e qualificar o processo educacional.”

 

Nosso gabarito é Letra C.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *