Rego (1995) cita que é importante que as crianças tenham espaço para brincar, assim como opção de mexer no mobiliário, como por exemplo montar casinhas, cabanas, tendas, etc. Complementa que o tempo que as crianças têm à disposição para brincar também deva ser considerado: ele deve ser suficiente para que as brincadeiras surjam, desenvolvam-se e se encerrem. Nesse sentido, é importante que no ambiente escolar seja oportunizado, tais equipamentos, EXCETO:
- A) haja um período em que as crianças e o adulto responsável pelo grupo possam conversar sobre as brincadeiras que vivenciaram, as questões que surgiram, o material que utilizaram, os personagens que assumiram, os colegas com os quais interagiram;
- B) a sala onde as crianças passam a maior parte de seu tempo tenha uma tal configuração visual e espacial que facilite o desenvolvimento da imaginação. Os móveis, como mesas, bancos, cadeiras, etc., devem ser de fácil manipulação, para permitir a reorganização constante do local pelas crianças, e a construção de "casinhas", "cabanas", "lojas", "castelos", etc
- C) a brincadeira seja incorporada no currículo como um todo, e as questões envolvidas no seu desenrolar possam fazer parte de pesquisas desenvolvidas em atividades dirigidas pelas crianças; ampliadas através de passeios, observação da natureza, projeção de vídeos, atividades envolvendo escuta de música, leitura, etc.;
- D) a rotina escolar contemple períodos curtos entre as atividades dirigidas, para que as crianças se sintam à vontade para brincar e aproveitar o tempo com diferentes atividades desenvolvidas no dia;
- E) o adulto seja elemento integrante das brincadeiras, ora como observador e organizador, ora como personagem que explicita, questiona e
enriquece o desenrolar da trama, ora como elo de ligação entre as crianças e os objetos. Por fim, o adulto, como elemento mediador, deve estar sempre junto às crianças, acolhendo suas brincadeiras.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) a rotina escolar contemple períodos curtos entre as atividades dirigidas, para que as crianças se sintam à vontade para brincar e aproveitar o tempo com diferentes atividades desenvolvidas no dia;
Rego (1995) cita que é importante que as crianças tenham espaço para brincar, assim como opção de mexer no mobiliário, como por exemplo montar casinhas, cabanas, tendas, etc. Complementa que o tempo que as crianças têm à disposição para brincar também deva ser considerado: ele deve ser suficiente para que as brincadeiras surjam, desenvolvam-se e se encerrem. Nesse sentido, é importante que no ambiente escolar seja oportunizado, tais equipamentos, EXCETO:
Essa questão está baseada no seguinte trecho do artigo "A perspectiva sócio-construtivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola" de Boiko e Zamberlan:
"Rego (1995) cita que é importante que as crianças tenham espaço para brincar, assim como opção de mexer no mobiliário, como por exemplo montar casinhas, cabanas, tendas, etc. Complementa que o tempo que as crianças têm à disposição para brincar também deva ser considerado: ele deve ser suficiente para que as brincadeiras surjam, desenvolvam-se e se encerrem.
Wajskop (1995) salienta que, para que a escola forneça condições que garantam o aparecimento da brincadeira, é necessário que:
1. a rotina escolar contemple períodos razoavelmente longos entre as atividades dirigidas, para que as crianças se sintam à vontade para brincar;
2. existam materiais variados, organizados de maneira clara e acessível às crianças, de tal forma que possam deflagrar e facilitar o aparecimento das brincadeiras entre as mesmas. O acesso e a organização dos materiais devem levar em conta a idade das crianças, sendo seu uso coordenado pelo adulto responsável pelo grupo;
3. a sala onde as crianças passam a maior parte de seu tempo tenha uma tal configuração visual e espacial que facilite o desenvolvimento da imaginação. Os móveis, como mesas, bancos, cadeiras, etc., devem ser de fácil manipulação, para permitir a reorganização constante do local pelas crianças, e a construção de 'casinhas', 'cabanas', 'lojas', 'castelos', etc. É importante, ainda, garantir um canto com espelho, maquiagens, roupas e fantasias, para que as crianças possam utilizá-las nos períodos de jogo;
4. haja um período em que as crianças e o adulto responsável pelo grupo possam conversar sobre as brincadeiras que vivenciaram, as questões que surgiram, o material que utilizaram, os personagens que assumiram, os colegas com os quais interagiram;
5. a brincadeira seja incorporada no currículo como um todo, e as questões envolvidas no seu desenrolar possam fazer parte de pesquisas desenvolvidas em atividades dirigidas pelas crianças; ampliadas através de passeios, observação da natureza, projeção de vídeos, atividades envolvendo escuta de música, leitura, etc.;
6. o adulto seja elemento integrante das brincadeiras, ora como observador e organizador, ora como personagem que explicita, questiona e enriquece o desenrolar da trama, ora como elo de ligação entre as crianças e os objetos. Por fim, o adulto, como elemento mediador, deve estar sempre junto às crianças, acolhendo suas brincadeiras, atento aos seus questionamentos, auxiliando-as nas suas reais necessidades e na busca de compreensão e construção de estratégias de ação no contexto em que vivem."
Com base nisso, encontramos a afirmativa incorreta na Letra D.
a) haja um período em que as crianças e o adulto responsável pelo grupo possam conversar sobre as brincadeiras que vivenciaram, as questões que surgiram, o material que utilizaram, os personagens que assumiram, os colegas com os quais interagiram;
b) a sala onde as crianças passam a maior parte de seu tempo tenha uma tal configuração visual e espacial que facilite o desenvolvimento da imaginação. Os móveis, como mesas, bancos, cadeiras, etc., devem ser de fácil manipulação, para permitir a reorganização constante do local pelas crianças, e a construção de "casinhas", "cabanas", "lojas", "castelos", etc
c) a brincadeira seja incorporada no currículo como um todo, e as questões envolvidas no seu desenrolar possam fazer parte de pesquisas desenvolvidas em atividades dirigidas pelas crianças; ampliadas através de passeios, observação da natureza, projeção de vídeos, atividades envolvendo escuta de música, leitura, etc.;
d) a rotina escolar contemple períodos curtos entre as atividades dirigidas, para que as crianças se sintam à vontade para brincar e aproveitar o tempo com diferentes atividades desenvolvidas no dia;
e) o adulto seja elemento integrante das brincadeiras, ora como observador e organizador, ora como personagem que explicita, questiona e enriquece o desenrolar da trama, ora como elo de ligação entre as crianças e os objetos. Por fim, o adulto, como elemento mediador, deve estar sempre junto às crianças, acolhendo suas brincadeiras.
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