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A Psicopedagogia é uma ciência relativamente nova, mas de uma amplitude que engloba todo processo de conhecimento relacionado às dificuldades e problemas de aprendizagem, os quais, quando comprometidos de forma patológica, são considerados transtornos de aprendizagem. Dentre estes, encontram-se os transtornos da leitura e da escrita. Faz-se, por demais, importante diferenciar dificuldades de aprendizagem de transtornos de aprendizagem. Porém “A presença de uma dificuldade de aprendizagem não implica necessariamente um transtorno” (Relvas, 2008).

 

As dificuldades de aprendizagem, “podem ser causadas por problemas passageiros, como por exemplo, um conteúdo escolar, que nem sempre oferece à criança condições adequadas para o sucesso”. Além disso, há a possibilidade de elas poderem ser “secundárias para outros quadros avaliativos, tais como alterações das funções sensoriais, doenças crônicas, transtornos psiquiátricos, deficiência mental e doenças neurológicas” (Relvas, 2008).

 

Por isso, é importante observar como o psicopedagogo pode atuar, EXCETO:

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Resposta:

A alternativa correta é letra C) como incentivador da aprendizagem, criando condições ambientais capazes de motivar o aluno para a aquisição de certas aprendizagens como leitura, a escrita, etc.; bem como promover um espaço de aprofundamento das questões intrapsíquicas do aluno.

   

A Psicopedagogia é uma ciência relativamente nova, mas de uma amplitude que engloba todo processo de conhecimento relacionado às dificuldades e problemas de aprendizagem, os quais, quando comprometidos de forma patológica, são considerados transtornos de aprendizagem. Dentre estes, encontram-se os transtornos da leitura e da escrita. Faz-se, por demais, importante diferenciar dificuldades de aprendizagem de transtornos de aprendizagem. Porém “A presença de uma dificuldade de aprendizagem não implica necessariamente um transtorno” (Relvas, 2008).

 

As dificuldades de aprendizagem, “podem ser causadas por problemas passageiros, como por exemplo, um conteúdo escolar, que nem sempre oferece à criança condições adequadas para o sucesso”. Além disso, há a possibilidade de elas poderem ser “secundárias para outros quadros avaliativos, tais como alterações das funções sensoriais, doenças crônicas, transtornos psiquiátricos, deficiência mental e doenças neurológicas” (Relvas, 2008).

 

Por isso, é importante observar como o psicopedagogo pode atuar, EXCETO:

 

As possibilidades de atuação do psicopedagogo podem ser vistas no seguinte texto do livro "Psicopedagogia" de Lomonico:

 

• mobilização de seu próprio potencial afetivo para tornar-se um fator segurizante e incentivador da aprendizagem do indivíduo; 


• facilitação da aprendizagem, no sentido de desencadear um processo ativo que ocorre no indivíduo que aprende, de acordo com seu ritmo de desenvolvimento; 


• incentivador da aprendizagem, criando condições ambientais capazes de motivar o aluno para a aquisição de certas aprendizagens como leitura, a escrita, etc.; 


• mobilização global do indivíduo, considerando que os processos cognitivos são determinados por condições psiconeurológicas e orientados pela emoção, pelos afetos e pelos valores culturais de quem aprende; 


• totalidade do processo educativo que consiste na problematização da realidade escolar, pela equipe profissional, desmistificando certas crenças e valores relativos ao ensino, sem perder de vista as limitações que surgirão.

 

Encontramos a alternativa falsa na Letra C.

 

a)  na mobilização de seu próprio potencial afetivo para tornar-se um fator segurizante e incentivador da aprendizagem do indivíduo.

 

b)  na facilitação da aprendizagem, no sentido de desencadear um processo ativo que ocorre no indivíduo que aprende, de acordo com seu ritmo de desenvolvimento.

 

c)  como incentivador da aprendizagem, criando condições ambientais capazes de motivar o aluno para a aquisição de certas aprendizagens como leitura, a escrita, etc.; bem como promover um espaço de aprofundamento das questões intrapsíquicas do aluno.

 

d)  na mobilização global do indivíduo, considerando que os processos cognitivos são determinados por condições psiconeurológicas e orientados pela emoção, pelos afetos e pelos valores culturais de quem aprende.

 

e)  na totalidade do processo educativo que consiste na problematização da realidade escolar, pela equipe profissional, desmistificando certas crenças e valores relativos ao ensino, sem perder de vista as limitações que surgirão.

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