O impacto da experiência sobre o comportamento é importante para a compreensão do processo de aprendizagem. A mensuração da aprendizagem é, muitas vezes, realizada com base na observação de mudanças de comportamento, entendida como desempenho.
Sobre este fenômeno, Davidoff aponta que:
I – utilizar o desempenho como medida de aprendizagem não é ideal.
PORQUE
II – muito da aprendizagem fica latente, tornando-se evidente apenas quando utilizada; e também o desempenho do sujeito pode nem sempre refletir sua aprendizagem com precisão.
Analise as proposições I e II, verifique se há correlação entre estas proposições e assinale a alternativa correta.
- A) As proposições I e II são verdadeiras e a proposição II justifica a proposição I
- B) As proposições I e II são verdadeiras e a proposição II NÃO justifica a proposição I
- C) A proposição I é verdadeira e a proposição II é falsa
- D) A proposição I é falsa e a proposição II é verdadeira
- E) As proposições I e II são falsas
Resposta:
A alternativa correta é letra A) As proposições I e II são verdadeiras e a proposição II justifica a proposição I
Gabarito Letra A
Sobre este fenômeno, Davidoff aponta que:
I - utilizar o desempenho como medida de aprendizagem não é ideal.
PORQUE
II - muito da aprendizagem fica latente, tornando-se evidente apenas quando utilizada; e também o desempenho do sujeito pode nem sempre refletir sua aprendizagem com precisão.
Veja o que diz Davidoff:
“Os investigadores medem a aprendizagem comportamental observando as mudanças na conduta (as vezes chamado de “desempenho”), não obstante, ainda que observar o que os organismos fazem seja o parâmetro mais prático de aprendizagem comportamental, não é totalmente satisfatório por vários motivos. Primeiro porque muito do que chamamos de aprendizagem comportamental se apresenta sem ações observáveis, em outras palavras, uma boa parte fica latente, oculta, invisível e só se torna evidente quando utilizada. (...) O desempenho é uma medida problemática também por outra razão, além da aprendizagem, muitos outros fatores influem no desempenho, incluindo ansiedade, fadiga e motivação, nas situações que os cientistas comportamentais desenham para demonstrar a aprendizagem.”
Pelo trecho, percebemos que o autor considera que não é ideal utilizar o desempenho como medida de aprendizagem, justamente porque muito dela fica latente e o desempenho pode não refletir a aprendizagem com precisão.
Assim, As proposições I e II são verdadeiras e a proposição II justifica a proposição I.
Gabarito Letra A.
Referência
DAVIDOFF, Linda. Introduccion a la Psicología. Impresora Publi-Mex, S.A., México, D.F., 1983.
Deixe um comentário