Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Para Patto (1990), o fracasso escolar nem sempre é consequência de um problema psicológico ou neurológico, mas de uma incompetência da escola em reconhecer nos alunos estilos cognitivos diferentes. O que ela não está querendo dizer é:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Que os alunos com problemas de aprendizagem precisam de atendimento individual em regime de segregação.

 

Para Patto (1990), o fracasso escolar nem sempre é consequência de um problema psicológico ou neurológico, mas de uma incompetência da escola em reconhecer nos alunos estilos cognitivos diferentes. O que ela não está querendo dizer é:

 
 

a)  Que a escola precisa de uma teoria-prática que supere a dicotomia indivíduo-sociedade.

INCORRETA. Essa perspectiva faz referência a carência de instrumentos de atuação que consideram o sujeito em sua articulação com o cenário social e educacional, portanto, alternativa procedente.

 

b)  Que os alunos aprendem em cores, mas a escola está ensinando em preto e branco.

INCORRETA. Essa é uma metáfora que alude as idiossincrasias de cada aluno, ou seja, as particularidades dos estudantes e seus ritmos de aprendizagem que são muitas vezes desconsiderados nas propostas de ensino.

 

c)  Que os alunos com problemas de aprendizagem precisam de atendimento individual em regime de segregação.

CORRETA. Segundo Sperancetta (2016, p. 47):

 

A concepção atual em Psicologia Escolar/Educacional, de acordo com o Sistema Conselhos, orienta que a atuação dessa(desse) profissional não deve atingir demandas individuais e, sim, deve estar amparada em uma perspectiva coletiva do contexto escolar. Nesse sentido, quando se verifica a necessidade de atendimentos especializados a alunos e profissionais da escola, a(o) Psicóloga(o) deve sugerir encaminhamentos para avaliação e acompanhamentos externos à instituição.”

 

d)  Que os alunos possuem formas, ritmos e percursos diferentes de aprendizagem.

INCORRETA. Vide correção da alternativa “B.”

_______________

Fonte consultada:

 

Sperancetta, A. A atuação da(o) Psicóloga(o) no contexto escolar. IN: Psicologia escolar/educacional: ações e debates em psicologia escolar/educacional / Bruno Jardini Mäder (org.) – Curitiba : CRP-PR, 2016

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *