Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Quando os teóricos da área afirmam que a psicologia da educação é uma disciplina-ponte (César Coll Salvador et al. Psicologia da educação. Porto Alegres: Penso, 2014), querem dizer com isso que ela:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Intenta aglutinar o interesse dos psicólogos de aplicar os princípios psicológicos ao âmbito da educação, e de pedagogos de buscar uma fundamentação psicológica para a teoria e prática educativas.

   

Quando os teóricos da área afirmam que a psicologia da educação é uma disciplina-ponte (César Coll Salvador et al. Psicologia da educação. Porto Alegres: Penso, 2014), querem dizer com isso que ela:

  

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"O fato de entender a psicologia da educação como uma disciplina-ponte implica mudanças profundas na maneira tradicional de entender as relações entre o conhecimento psicológico e a teoria e a prática educativas. De um lado, essas relações já não podem ser consideradas em uma única direção; o conhecimento psicológico pode contribuir para melhorar a compreensão e a explicação dos fenômenos educativos, porém o seu estudo pode facilitar igualmente a ampliação e o aprofundamento do conhecimento psicológico. Por outro lado, a fim de que esta reciprocidade seja produzida nas contribuições, será preciso considerar as características próprias das situações educativas mais do que habitualmente tem acontecido."

 

Fonte: "Psicologia da educação" (Coll Salvador et al.)

 

Portanto, encontramos a resposta na Letra B.

 

a)  Carece de desenvolvimento autônomo, pois sua realização está vinculada ao desenvolvimento da psicologia geral.

 

b)  Intenta aglutinar o interesse dos psicólogos de aplicar os princípios psicológicos ao âmbito da educação, e de pedagogos de buscar uma fundamentação psicológica para a teoria e prática educativas.

 

c)  Procura aplicar à educação princípios sociológicos capazes de entender o fenômeno educativo.

 

d)  Trata de buscar mecanismos de união entre psicólogos e pedagogos para reconhecer a importância das ciências da educação.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *