Como resultado da interseção entre a psicologia e as ciências da educação, pelo processo de transdisciplinarização, surgiu uma nova disciplina – a Psicologia da educação. O termo designa o ramo da psicologia que estuda o comportamento e os processos mentais de ensino e aprendizagem em ambientes e contextos educativos (SANTROCK, 2011). De acordo com Nelson Piletti (2003), a Psicologia Educacional contribui com a educação em pelo menos dois aspectos fundamentais:
- A) Compreensão das características e necessidades do aluno e do processo de ensino-aprendizagem.
- B) Compreensão da organização e do funcionamento do cérebro e do sistema nervoso.
- C) Compreensão da organização e do funcionamento das sociedades escolares.
- D) Compreensão da cultura e da evolução humana no aspecto subjetivo.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Compreensão das características e necessidades do aluno e do processo de ensino-aprendizagem.
Como resultado da interseção entre a psicologia e as ciências da educação, pelo processo de transdisciplinarização, surgiu uma nova disciplina – a Psicologia da educação. O termo designa o ramo da psicologia que estuda o comportamento e os processos mentais de ensino e aprendizagem em ambientes e contextos educativos (SANTROCK, 2011). De acordo com Nelson Piletti (2003), a Psicologia Educacional contribui com a educação em pelo menos dois aspectos fundamentais:
A questão está baseada no seguinte texto:
"A Psicologia da Educação procura utilizar os princípios e as informações que as pesquisas psicológicas oferecem acerca do comportamento humano, para tornar mais eficiente o processo ensino-aprendizagem. A contribuição da Psicologia da Educação abrange dois aspectos fundamentais:
a) Compreensão do aluno. Compreensão de suas necessidades, suas características individuais e seu desenvolvimento, nos aspectos físico, emocional, intelectual e social. O aluno não é um ser ideal, abstrato. É uma pessoa concreta, com preocupações e problemas, defeitos e qualidades. E um ser em formação, que precisa ser compreendido pelo professor e pelos demais profissionais da escola, a fim de que tenha condições de desenvolver-se de forma harmoniosa e equilibrada.
b) Compreensão do processo ensino-aprendizagem. Para o professor, não é suficiente conhecer o aluno. É necessário que ele saiba como funciona o processo de aprendizagem, quais os fatores que facilitam ou prejudicam a aprendizagem, como o aluno pode aprender de maneira mais eficiente, além de outros aspectos ligados à situação de aprendizagem, envolvendo o aluno, o professor e a sala de aula."
Fonte: "Psicologia Educacional" (Piletti)
Com base nisso, encontramos a resposta na Letra A.
a) Compreensão das características e necessidades do aluno e do processo de ensino-aprendizagem.
b) Compreensão da organização e do funcionamento do cérebro e do sistema nervoso.
c) Compreensão da organização e do funcionamento das sociedades escolares.
d) Compreensão da cultura e da evolução humana no aspecto subjetivo.
Deixe um comentário