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“A escola não muda a sociedade, mas pode, partilhando esse projeto com segmentos sociais que assumem os princípios democráticos, articulando-se a eles, constituir-se não apenas como espaço de reprodução, mas também como espaço de transformação. […] A eleição de conteúdos, por exemplo, ao incluir questões que possibilitem a compreensão e a crítica da realidade, ao invés de 11rata-los como dados abstratos a serem aprendidos apenas para ‘passar de ano’, oferece aos alunos a oportunidade de se apropriarem deles como instrumentos para refletir e mudar sua própria vida”. É assim que os PCNs introduzem os temas transversais. Com relação à transversalidade, faça a associação entre as questões propostas para discussão na primeira coluna com o respectivo tema transversal que lhe corresponde na segunda coluna.

 

1. Jogar lixo na rua causa doenças, provoca enchentes e contamina a água e o solo.

2. É preciso usar sempre o preservativo masculino ou feminino para ter relações seguras e responsáveis?

3. A máxima latina mínima de malis nos ensina o princípio de comportamento segundo o qual entre dois males devemos escolher sempre o menor.

4. Quem usa o cartão de crédito de forma descontrolada quase sempre acaba endividado.

5. Por que não é correto apelidar de “baleia” minha colega de escola que está um pouco acima do peso?

 

( ) Orientação Sexual

( ) Meio Ambiente

( ) Trabalho e Consumo

( ) Pluralidade Cultural

( ) Ética

 

A sequência CORRETA da correlação feita é:

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Resposta:

ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA

 

Com relação à transversalidade, faça a associação entre as questões propostas para discussão na primeira coluna com o respectivo tema transversal que lhe corresponde na segunda coluna.

 

Segundo da Silva & Cols. (2017, p.91):

 

“Os Temas Transversais são constituídos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e compreendem seis área: Ética ((Respeito Mútuo, Justiça, Solidariedade), Orientação Sexual ((Corpo: Matriz da sexualidade), relações de gêneros, prevenção das doenças sexualmente transmissíveis), Meio Ambiente (Os ciclos da natureza, sociedade e meio ambiente, manejo e conservação ambiental), Saúde (autocuidado, vida coletiva), Pluralidade Cultural (Pluralidade Cultural e Cidadania) e Trabalho e Consumo (Relações de Trabalho; Trabalho, Consumo, Meio Ambiente e Saúde; Consumo, Meios de Comunicação de Massas, Publicidade e Vendas; Direitos Humanos, Cidadania).”


  

1. Jogar lixo na rua causa doenças, provoca enchentes e contamina a água e o solo.

Note que a afirmativa está relacionada ao parâmetro “meio ambiente”, aludindo a conservação ambiental.

 

2. É preciso usar sempre o preservativo masculino ou feminino para ter relações seguras e responsáveis?

Destaca-se que a assertiva pertence ao parâmetro “Orientação Sexual” trazendo relação com a questão da “prevenção das doenças sexualmente transmissíveis”.

 

3. A máxima latina mínima de malis nos ensina o princípio de comportamento segundo o qual entre dois males devemos escolher sempre o menor.

O item é pertinente ao parâmetro “Ética” e alude ao aspecto Justiça.

 

4. Quem usa o cartão de crédito de forma descontrolada quase sempre acaba endividado.

A afirmativa traduz nuances do parâmetro “Trabalho e Consumo”.

 

5. Por que não é correto apelidar de “baleia” minha colega de escola que está um pouco acima do peso?

A proposição representa o parâmetro “Pluralidade Cultural”.

 

Considerando as afirmativas apresentadas e correspondências obtidas conforme parâmetros dos Temas Transversais, teríamos dessa forma a seguinte associação:

 

( 2 ) Orientação Sexual

( 1 ) Meio Ambiente

( 4 ) Trabalho e Consumo

( 5 ) Pluralidade Cultural

( 3 ) Ética

 
 

Realizando a análise das proposições apresentadas ressalta-se que a SEQUÊNCIA CORRETA seria 2-1-4-5-3, portanto, questão NULA.

 

_______________

Fonte consultada:

 

da Silva, W., Martins, P., & Barbosa, I. (2017). Temas Transversais, oficinas pedagógicas e aprendizagem significativa: uma discussão acerca do ensino de ciências na Amazônia. Revista Areté| Revista Amazônica de Ensino de Ciências8(15), 89-99.

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