Gabriel, de 4 anos, e seu pai Paulo foram jogar um quebra-cabeça. O pai notou que ele montou praticamente todas as peças. E o auxiliou em momentos pontuais, encaixando corretamente uma peça ou encontrando a de que a criança necessitava. Caso Gabriel estivesse montando o quebra-cabeça sozinho, dificilmente conseguiria fazê-lo. Vygotsky define um conceito sobre a diferença entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que é capaz de fazer com ajuda. Que conceito é este?
- A) Discurso interno.
- B) Discurso privado.
- C) Aprendizado colaborativo.
- D) Jornada acompanhada.
- E) Zona de desenvolvimento proximal.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Zona de desenvolvimento proximal.
Gabarito Letra E
Gabriel, de 4 anos, e seu pai Paulo foram jogar um quebra-cabeça. O pai notou que ele montou praticamente todas as peças. E o auxiliou em momentos pontuais, encaixando corretamente uma peça ou encontrando a de que a criança necessitava. Caso Gabriel estivesse montando o quebra-cabeça sozinho, dificilmente conseguiria fazê-lo. Vygotsky define um conceito sobre a diferença entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que é capaz de fazer com ajuda. Que conceito é este?
a) Discurso interno.
Errado. Para Vygotsky, o discurso interior é uma forma de pensamento e linguagem.
“Portanto, o discurso interior para Vygotsky é uma forma interna de pensamento e linguagem, ou seja, discurso não verbalizado, passando a linguagem a ser um instrumento de pensamento, coroando o discurso interior, e, como encontramos em Oliveira (1992), constitui uma espécie de “dialeto pessoal”, sendo fragmentado, abreviado, contendo quase só núcleos de significado. Mas, para De Vitto (1998), é nessa linguagem como mediação, ou seja, como instrumento de pensamento (para que ocorra a internalização) que configura a ruptura da dicotomia interpessoal e intrapessoal em Vygotsky.”
b) Discurso privado.
Errado. O discurso privado é o conjunto de falas da criança que serve uma função autocomunicativa e guia o pensamento infantil.
c) Aprendizado colaborativo.
Errado. Aprendizado colaborativo não é um conceito de Vygotsky.
d) Jornada acompanhada.
Errado. Também não é um conceito de Vygotsky.
e) Zona de desenvolvimento proximal.
Certo! O que a questão descreve é a zona de desenvolvimento proximal, um dos conceitos mais importantes de Vygotsky:
““Zona de desenvolvimento proximal (ZDP) é o termo criado por Vygotsky para descrever uma série de tarefas que são muito difíceis para que a criança domine sozinha, mas que podem ser aprendidas com orientação e assistência de adultos ou crianças mais habilidosas. Assim, o limite mais baixo da ZDP é o nível de habilidade alcançado por crianças trabalhando independentemente. O limite mais alto é o nível de responsabilidade adicional que a criança pode aceitar com a assistência de um instrutor hábil. A ZDP captura as habilidades cognitivas da criança que estão em processo de maturação e podem ser concluídas somente com a assistência de uma pessoa mais habilidosa.”
Nosso gabarito é Letra E.
Referência
SANTROCK, John W (2009). Psicologia Educacional (3 Ed.) São Paulo: McGraw-Hill.
Deixe um comentário