Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Gabriel, de 4 anos, e seu pai Paulo foram jogar um quebra-cabeça. O pai notou que ele montou praticamente todas as peças. E o auxiliou em momentos pontuais, encaixando corretamente uma peça ou encontrando a de que a criança necessitava. Caso Gabriel estivesse montando o quebra-cabeça sozinho, dificilmente conseguiria fazê-lo. Vygotsky define um conceito sobre a diferença entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que é capaz de fazer com ajuda. Que conceito é este?

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra E) Zona de desenvolvimento proximal.

Gabarito Letra E

 

Gabriel, de 4 anos, e seu pai Paulo foram jogar um quebra-cabeça. O pai notou que ele montou praticamente todas as peças. E o auxiliou em momentos pontuais, encaixando corretamente uma peça ou encontrando a de que a criança necessitava. Caso Gabriel estivesse montando o quebra-cabeça sozinho, dificilmente conseguiria fazê-lo. Vygotsky define um conceito sobre a diferença entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que é capaz de fazer com ajuda. Que conceito é este?

 

a)  Discurso interno.

Errado. Para Vygotsky, o discurso interior é uma forma de pensamento e linguagem.

“Portanto, o discurso interior para Vygotsky é uma forma interna de pensamento e linguagem, ou seja, discurso não verbalizado, passando a linguagem a ser um instrumento de pensamento, coroando o discurso interior, e, como encontramos em Oliveira (1992), constitui uma espécie de “dialeto pessoal”, sendo fragmentado, abreviado, contendo quase só núcleos de significado. Mas, para De Vitto (1998), é nessa linguagem como mediação, ou seja, como instrumento de pensamento (para que ocorra a internalização) que configura a ruptura da dicotomia interpessoal e intrapessoal em Vygotsky.”

 

b)  Discurso privado.

Errado. O discurso privado é o conjunto de falas da criança que serve uma função autocomunicativa e guia o pensamento infantil.

 

c)  Aprendizado colaborativo.

Errado. Aprendizado colaborativo não é um conceito de Vygotsky.

 

d)  Jornada acompanhada.

Errado. Também não é um conceito de Vygotsky.

 

e)  Zona de desenvolvimento proximal.

Certo! O que a questão descreve é a zona de desenvolvimento proximal, um dos conceitos mais importantes de Vygotsky:

“Zona de desenvolvimento proximal (ZDP) é o termo criado por Vygotsky para descrever uma série de tarefas que são muito difíceis para que a criança domine sozinha, mas que podem ser aprendidas com orientação e assistência de adultos ou crianças mais habilidosas. Assim, o limite mais baixo da ZDP é o nível de habilidade alcançado por crianças trabalhando independentemente. O limite mais alto é o nível de responsabilidade adicional que a criança pode aceitar com a assistência de um instrutor hábil. A ZDP captura as habilidades cognitivas da criança que estão em processo de maturação e podem ser concluídas somente com a assistência de uma pessoa mais habilidosa.”

 

Nosso gabarito é Letra E.

 

Referência

SANTROCK, John W (2009). Psicologia Educacional (3 Ed.) São Paulo: McGraw-Hill.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *