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No que concerne à inclusão das pessoas com transtorno global do desenvolvimento, em especial a criança com TEA (Transtorno do Espectro Autista), analise as proposições abaixo.

 

1) Para as crianças com TEA, as escolas não necessitam realizar adaptações curriculares, bastando incluir atividades que facilitem a interação com os outros alunos da sala.

2) Uma forma de auxiliar a inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na escola, é o Atendimento Educacional Especializado (AEE), definido como um conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos, organizados institucionalmente, prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos no ensino regular.

3) Para incluir, a escola deve se adaptar para atender às especificidades desses alunos; para isso, são necessárias mudanças na estrutura e no funcionamento da escola, na formação dos professores e nas relações família-escola.

4) Um dos objetivos do Atendimento Educacional Especializado é garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular.

5) Já que os alunos com Transtorno do Espectro Autista são caracterizados como alunos com deficiência intelectual, os professores e a escola podem desenvolver AEE que atendam a esses dois segmentos.

 

Estão corretas, apenas:

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Resposta:

A alternativa correta é letra A) 2, 3 e 4.

 

No que concerne à inclusão das pessoas com transtorno global do desenvolvimento, em especial a criança com TEA (Transtorno do Espectro Autista), analise as proposições abaixo.

 

1) Para as crianças com TEA, as escolas não necessitam realizar adaptações curriculares, bastando incluir atividades que facilitem a interação com os outros alunos da sala.

 

Observe o que Teodoro et al. falam sobre as adaptações curriculares:

 

"De acordo com a Lei Diretrizes e Bases (LDB 9.394/96) no Art. 59. Inciso I 'currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades;'. Sendo assim podendo realizar algumas adaptações curriculares dependo da necessidade que cada aluno autista apresenta, incluindo atividades que facilitam a interação com os outros alunos da sala"

 

Assertiva Falsa.

 

2) Uma forma de auxiliar a inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na escola, é o Atendimento Educacional Especializado (AEE), definido como um conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos, organizados institucionalmente, prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos no ensino regular.

 

Essa afirmativa está de acordo com o artigo de Teodoro et al:

 

"Uma forma de auxiliar a inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na escola é o AEE – Atendimento Educacional Especializado que de acordo com o Decreto n° 6571, de 2008, é definido como 'conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucionalmente, prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos no ensino regular'."

 

Assertiva Correta.

 

3) Para incluir, a escola deve se adaptar para atender às especificidades desses alunos; para isso, são necessárias mudanças na estrutura e no funcionamento da escola, na formação dos professores e nas relações família-escola.

 

Essa afirmativa também está de acordo com Teodoro et al.:

 

"Sendo assim, o papel da escola, é de se adaptar para atender às especificidades destes alunos, para isso são necessárias mudanças na estrutura e no funcionamento da escola, na formação dos professores e nas relações família-escola (PRAÇA, 2011)."

 

Assertiva Correta.

 

4) Um dos objetivos do Atendimento Educacional Especializado é garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular.

 

Segundo Teodoro et al.:

 

"Seus principais objetivos são:

I - prover condições de acesso e participação e aprendizagem no ensino regular aos alunos referidos no art. 1º;

II – garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular;

III – fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem; e

IV – assegurar condições para a continuidade de estudo nos demais níveis de ensino (BRASIL, 2008, Art. 2)."

 

Assertiva Correta.

 

5) Já que os alunos com Transtorno do Espectro Autista são caracterizados como alunos com deficiência intelectual, os professores e a escola podem desenvolver AEE que atendam a esses dois segmentos.

 

Não é esse o posicionamento de Teodoro et al. Veja:

 

"Concluindo, os alunos com Transtorno do Espectro Autista não devem ser confundidos com alunos com deficiência intelectual, os professores e a escola devem estar atentos para que esse aluno desenvolva suas habilidades de forma integral."

 

Assertiva Falsa.

 

Com base nisso, nota-se que estão corretas as afirmativas 2, 3 e 4. Encontramos a resposta na Letra A.

 

Estão corretas, apenas:

 

a)  2, 3 e 4.

b)  3, 4 e 5.

c)  1, 2 e 3.

d)  1, 3 e 5.

e)  1, 2 e 5.

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