Sobre a educação inclusiva, assinale a alternativa incorreta.
- A) A educação inclusiva busca, como princípio fundamental, minimizar todo e qualquer tipo de exclusão em ambientes educacionais e, assim, elevar, ao máximo, o nível de participação, coletiva e individual, de seus integrantes.
- B) A formação docente e os recursos oferecidos aos alunos com necessidades educacionais especiais, em todos os níveis de ensino, estão
dentre as principais questões quando tratamos de inclusão.
- C) As propostas inclusivas são revolucionárias, pois almejam, incondicionalmente, uma estrutura social menos hierarquizada e excludente.
- D) Igualdade é um dos fundamentos da educação inclusiva, onde se busca nivelar as diferenças contribuindo, assim, para uma uniformização do discurso e da prática.
- E) A Educação Inclusiva demanda mudanças textuais, legais, curriculares, avaliativas e de representação dessas pessoas que estão sendo
inseridas e das identidades de todos os envolvidos no processo de inclusão.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Igualdade é um dos fundamentos da educação inclusiva, onde se busca nivelar as diferenças contribuindo, assim, para uma uniformização do discurso e da prática.
Sobre a educação inclusiva, assinale a alternativa incorreta.
a) A educação inclusiva busca, como princípio fundamental, minimizar todo e qualquer tipo de exclusão em ambientes educacionais e, assim, elevar, ao máximo, o nível de participação, coletiva e individual, de seus integrantes.
Essa afirmativa está de acordo com o texto de Santos e Paulino (citados no artigo de Domingos et al.):
"A educação inclusiva tem importância fundamental, pois busca, por princípio básico, a minimização de todo e qualquer tipo de exclusão em arenas educacionais e, com isso, elevar ao máximo o nível de participação, coletiva e individual, de seus integrantes."
Assertiva Correta.
b) A formação docente e os recursos oferecidos aos alunos com necessidades educacionais especiais, em todos os níveis de ensino, estão dentre as principais questões quando tratamos de inclusão.
Alternativa de acordo com o artigo de Domingos et al.:
"Entre as principais questões que se apresentam hoje diante da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, em todos os níveis de ensino, estão a formação docente, os recursos oferecidos a esses alunos e sua representação social perante a sociedade."
Assertiva Correta.
c) As propostas inclusivas são revolucionárias, pois almejam, incondicionalmente, uma estrutura social menos hierarquizada e excludente.
Afirmativa de acordo com Santos e Paulino:
"Baseadas nestes ideais democráticos, as propostas inclusivas são revolucionárias, pois almejam, incondicionalmente, uma estrutura social menos hierarquizada e excludente, tendo como base o argumento de que todos temos o mesmo valor, pelo simples fato de sermos humanos."
Assertiva Correta.
d) Igualdade é um dos fundamentos da educação inclusiva, onde se busca nivelar as diferenças contribuindo, assim, para uma uniformização do discurso e da prática.
Santos e Paulino não propõem nivelar as diferenças. Veja:
“não é nivelar nem uniformizar o discurso e a prática, mas exatamente o contrário: as diferenças, em vez de inibidas, são valorizadas.”
Assertiva Falsa.
e) A Educação Inclusiva demanda mudanças textuais, legais, curriculares, avaliativas e de representação dessas pessoas que estão sendo inseridas e das identidades de todos os envolvidos no processo de inclusão.
Afirmativa coerente com o artigo de Domingos et al.:
"Educação Inclusiva tem sido tema de reflexão para educadores em todos os níveis de ensino, solicitando mudanças textuais, legais, curriculares, avaliativas e de representação desses sujeitos que estão sendo inseridos e das identidades de todos os envolvidos no processo de inclusão."
Assertiva Correta.
A alternativa incorreta é, portanto, a Letra D.
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