Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

É sabido que há uma atuação importante do psicólogo no processo ensino-aprendizagem em contextos escolares, no qual crianças e adolescentes não se desenvolvem contemplativamente, por questões biopsicossociais. Sobre o processo de intervenção do psicólogo nas escolas, assinale a resposta incorreta.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) circular pelos corredores e ambientes fora de sala de aula não se faz necessário, pois análises nesses espaços não interferem nas intervenções

 

É sabido que há uma atuação importante do psicólogo no processo ensino-aprendizagem em contextos escolares, no qual crianças e adolescentes não se desenvolvem contemplativamente, por questões biopsicossociais. Sobre o processo de intervenção do psicólogo nas escolas, assinale a resposta incorreta.

 

Essa questão está baseada no seguinte texto de Andrada:

 

"Possibilidade de intervenção

 

• Criar espaços para escutar as demandas dos sujeitos da escola e pensar maneiras de lidar com situações que são cotidianas. Faz-se necessário circular pelos corredores, estar atento aos movimentos dos sujeitos.

 

• Criar formas de reflexão em conjunto com todos os sujeitos (alunos, professores e especialistas) para que se possa trabalhar com suas relações e paradigmas (Andrada, 2003).

 

• Faz-se necessário ouvir os alunos, o que pensam sobre sua escola e sua turma. Isso pode ser feito através de desenhos, entrevistas, ou mesmo que escrevam o que pensam, sentem, como percebem sua turma e sua escola." 

 

A única alternativa que não está de acordo com o texto acima é a Letra B.

 

a) criar espaços para escutar as demandas dos alunos da escola e pensar maneiras de lidar com situações que são cotidianas

 

b) circular pelos corredores e ambientes fora de sala de aula não se faz necessário, pois análises nesses espaços não interferem nas intervenções

 

c) criar formas de reflexão em conjunto com todos os envolvidos (alunos, professores e especialistas) para que se possa trabalhar com suas relações e paradigmas

 

d) faz-se necessário ouvir os alunos, o que pensam sobre sua escola e sua turma. Isso pode ser feito através de desenhos, entrevistas, ou mesmo que escrevam o que pensam, sentem, como percebem sua turma e sua escola

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *