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A Psicologia Escolar vem ampliando seu escopo de inserção institucional deixando progressivamente de cobrir apenas o trabalho em escolas para incluir esferas mais abrangentes de atuação institucional em contextos diversos. Com a ampliação da pesquisa na área e a oferta de um corpus de ideias produzidas a partir de práxis inerentes ao campo, a Psicologia Escolar tende a se converter em um paradigma abrangente, capaz de fomentar a compreensão e as intervenções significativas em cenários sócios institucionais diversos.

 

Nesse sentido, classifique como V-(verdadeiros) ou F-(falsos) alguns desafios e implicações das novas realidades inclusivas para prática do psicólogo escolar.


(   ) Potencializar a discussão teórica sobre o tema, que deve traduzir-se em práticas pedagógicas cotidianas alinhadas com as necessidades dos sujeitos e da escola inclusiva.


(   ) Desenvolver novas metodologias de intervenção institucional, com professores, coordenadores e estudantes, metodologias que visem à permanência e o sucesso acadêmico das pessoas com deficiências e previnam a discriminação e o preconceito.


(   ) antever novas oportunidades de atuação, em termos de orientação profissional inclusiva, ao estabelecer a ponte entre a escola e a vida dos sujeitos, após a conclusão do ensino médio.


Assinale a alternativa CORRETA:

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Resposta:

A alternativa correta é letra A) V - V - V

Gabarito Letra A

 

A questão pede que você classifique como V-(verdadeiros) ou F-(falsos) alguns desafios e implicações das novas realidades inclusivas para prática do psicólogo escolar.

Sobre isso, vamos ver um trecho do livro “Psicologia escolar: que fazer é esse?” do CFP:

“Nesse sentido, exploramos alguns desafios e implicações das novas realidades educacionais inclusivas para a prática do psicólogo escolar. Compreendemos que, frente à inclusão, cabe intervir de diferentes formas: (i) potencializar a discussão teórica sobre o tema, que deve traduzir-se em práticas pedagógicas cotidianas alinhadas com as necessidades dos sujeitos e da escola inclusiva; (ii) desenvolver novas metodologias de intervenção institucional, com professores, coordenadores e estudantes, metodologias que visem à permanência e ao sucesso acadêmico das pessoas com deficiências e previnam a discriminação e o preconceito. Da mesma forma, (iii) antevemos novas oportunidades de atuação, em termos de orientação profissional inclusiva, ao estabelecer a ponte entre a escola e a vida dos sujeitos, após a conclusão do ensino médio”

 

Perceba que os três itens apresentados pela questão são exatamente as formas de intervenção apresentadas pelo texto.

 

Dessa forma, temos VVV

Gabarito Letra A.

 

Referência

VIANA, Meire Nunes; FRANCISCHINI, Rosângela. (orgs) Psicologia escolar: que fazer é esse? Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2016.

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