Para Alencar (2003), os problemas evidenciados pelos alunos que se destacam por suas habilidades superiores estão relacionados à frustração e falta de estímulo diante de programas acadêmicos monótonos e repetitivos que não favorecem o desenvolvimento e expressão de seu potencial superior.
Considerando as características dos indivíduos com altas habilidades, qual problema não corresponde à característica da superdotação?
- A)
ERFECCIONISMO: Expectativas pouco realistas e muitas horas de trabalho com baixa produtividade. - B)
HIPERSENSIBILIDADE DO SISTEMA NERVOSO: Hiperatividade e distração que levam a déficits de atenção. - C)
PODER DE CONCENTRAÇÃO E COMPORTAMENTO DIRIGIDO PARA AS METAS: Resistência a interrupções e obstinação. - D)
GRANDE SENSO DE HUMOR: Repulsa por uma estrutura rígida de aula, rebeldia e oposição às pressões sociais dos adultos, incompreensão por parte de pais, educadores e pares. - E)
AVANÇADAS ESTRATÉGIAS DE ANÁLISE E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, PERCEPÇÃO DE RELAÇÕES COMPLEXAS ENTRE IDEIAS E FATOS: Impaciência com os detalhes, resistência com a rotina. Originalidade e criatividade: pensamento divergente, as percepções dos pares quanto a esses aspectos provocam a discriminação e sentimentos de inconformismo.
Resposta:
A alternativa correta é letra D)
GRANDE SENSO DE HUMOR: | Repulsa por uma estrutura rígida de aula, rebeldia e oposição às pressões sociais dos adultos, incompreensão por parte de pais, educadores e pares. |
Gabarito Letra D
Considerando as características dos indivíduos com altas habilidades, qual problema não corresponde à característica da superdotação?
Vejamos como Pardó e Fernandes (2002) fazem essa associação:
“Perfeccionismo: expectativas pouco realistas e muitas horas de trabalho com baixa produtividade.
Hipersensibilidade do sistema nervoso: hiperatividade e distração que levam à déficits de atenção.
Iniciativa e autossuficiência: tendência em dominar as discussões e atividades.
Poder de concentração e comportamento dirigido para metas: resistência à interrupções e obstinação.
Avançadas estratégias de análise e resolução de problemas, percepção de relações complexas entre ideias e fatos: impaciência com os detalhes, resistência com a rotina.
Originalidade e criatividade: pensamento divergente, a percepção dos pares quanto a esses aspectos provoca a discriminação e sentimentos de inconformismo.
Aprendizagem eficiente, boa memória, extensa base de conhecimentos e capacidade de observação: desenvolvimento de hábitos improdutivos de trabalho, pouca dedicação e interesse pela busca de novas estratégias de resolução de problemas e baixo rendimento acadêmico.
Independência e inconformismo: repulsa por uma estrutura rígida de aula, rebeldia e oposição às pressões sociais dos adultos, incompreensão por parte de pais, educadores e pares.
Grande senso de humor: podem revelar-se indivíduos sarcásticos e ofender aos que os rodeiam."
Percebemos que na Letra D, a alternativa relaciona grande senso de humor com “repulsa por uma estrutura rígida de aula, rebeldia e oposição às pressões sociais dos adultos, incompreensão por parte de pais, educadores e pares.”, que é o problema da independência e conformismo.
Nosso gabarito é, então, Letra D.
Referência
PARDO,R: FERNANDEZ, S. (2002). Alumnos superdotados con dificultades de aprendizaje: combinación de caracteristicas, pero uma única realidad. Sobredotação, 3, pg. 124-134.
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