Ao pesquisar sobre a educação inclusiva na realidade brasileira, Rosita Carvalho (2005) verifica que a inclusão não pode ser considerada o avesso da exclusão, pois ela tem sido:
- A) uma inclusão marginal
- B) a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem de todos
- C) um desrespeito aos alunos sem necessidades especiais
- D) um desrespeito às limitações individuais dos alunos com necessidades especiais
Resposta:
A alternativa correta é letra A) uma inclusão marginal
Ao pesquisar sobre a educação inclusiva na realidade brasileira, Rosita Carvalho (2005) verifica que a inclusão não pode ser considerada o avesso da exclusão, pois ela tem sido:
De acordo com Rosita Carvalho:
"Em uma palestra da querida e saudosa Prof. Dra. Lygia Assumpção Amaral aprendi, com base nas reflexões de José de Souza Martins, que exclusão não é o avesso de inclusão, pois esta pode se manifestar como inclusão marginal, na medida em que a sociedade capitalista desenraiza, exclui, para incluir de outro modo, segundo suas próprias regras, segundo sua própria lógica.
Estão, neste caso, aqueles aprendizes em situação de deficiência que aparecem fisicamente presentes nas turmas do ensino comum, mas que não participam das mesmas atividades propostas aos demais colegas e que, em muitos casos, nem recebem apoio especializado."
Essa é uma questão que busca o termo utilizado pela autora, que encontramos na Letra A.
a) uma inclusão marginal
b) a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem de todos
c) um desrespeito aos alunos sem necessidades especiais
d) um desrespeito às limitações individuais dos alunos com necessidades especiais
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