De acordo com a teoria de Vygotsky (1988), quando se avalia uma criança por meio de testes e tarefas com graus de dificuldades distintos, sem nenhum tipo de auxílio ou pista, o resultado encontrado corresponde, em geral, ao nível de desenvolvimento:
- A) afetivo
- B) proximal
- C) potencial
- D) real
Resposta:
A alternativa correta é letra D) real
De acordo com a teoria de Vygotsky (1988), quando se avalia uma criança por meio de testes e tarefas com graus de dificuldades distintos, sem nenhum tipo de auxílio ou pista, o resultado encontrado corresponde, em geral, ao nível de desenvolvimento:
Para responder essa questão, veja o seguinte texto de Moura:
"O primeiro nível pode ser chamado de nível de desenvolvimento real, isto é, o nível de desenvolvimento das funções mentais da criança que se estabeleceram como resultado de certos ciclos de desenvolvimento já completados. É o nível de desenvolvimento que traduz o que a criança pode fazer sozinha, como resultado de funções que já amadureceram, ou seja, dos produtos finais do desenvolvimento.
A diferença entre o que a criança pode fazer sozinha e os problemas que ela só pode resolver com a ajuda do outro é chamada de zona de desenvolvimento proximal, que representa a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes."
Como a questão descreve uma situação na qual a criança não terá auxílio, ela está falando sobre a zona de desenvolvimento real. Encontramos a resposta na Letra D.
a) afetivo
b) proximal
c) potencial
d) real
Deixe um comentário