A Psicologia é uma das ciências que atua na área da educação, estudando o ser humano como um todo, seguindo várias temáticas como: afetividade, o desenvolvimento da criança, a velhice, a aprendizagem, as relações sociais e institucionais, dentre outras. Contudo, podemos afirmar que as teorias psicológicas que tem servido a prática pedagógica, não foram construídas com esse fim, mas para o seguinte objetivo:
- A) A psicologia tem enfocado como objeto de estudo e desenvolvimento humano, o processo de aprendizagem e a própria história da criança, além de ter produzido conhecimento que certamente contribuem para o processo de elaboração do conhecimento.
- B) A psicologia tem contribuído no processo ensino aprendizagem, avaliando as possibilidades cognitivas da capacidade de aprender.
- C) O papel da psicologia no processo de aprendizagem é de avaliar o quanto o professor é capaz de promover o conhecimento em sala de aula
- D) O verdadeiro papel da psicologia é investigar a história da criança, interligando sua capacidade cognitiva ao desenvolvimento.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) A psicologia tem enfocado como objeto de estudo e desenvolvimento humano, o processo de aprendizagem e a própria história da criança, além de ter produzido conhecimento que certamente contribuem para o processo de elaboração do conhecimento.
Gabarito Letra A
Contudo, podemos afirmar que as teorias psicológicas que tem servido a prática pedagógica, não foram construídas com esse fim, mas para o seguinte objetivo:
a) A psicologia tem enfocado como objeto de estudo e desenvolvimento humano, o processo de aprendizagem e a própria história da criança, além de ter produzido conhecimento que certamente contribuem para o processo de elaboração do conhecimento.
b) A psicologia tem contribuído no processo ensino aprendizagem, avaliando as possibilidades cognitivas da capacidade de aprender.
c) O papel da psicologia no processo de aprendizagem é de avaliar o quanto o professor é capaz de promover o conhecimento em sala de aula
d) O verdadeiro papel da psicologia é investigar a história da criança, interligando sua capacidade cognitiva ao desenvolvimento.
Essa questão foi retirada do livro “Psicologia e trabalho pedagógico”, de Roseli Fontana e Nazaré Cruz, veja:
“Será que, se o professor explicar direitinho, a criança aprende? Como explicar as coisas para uma criança? E se a deixarmos agir, montar quebra-cabeça, brincar com pedrinhas, estará aprendendo? O que ela estará aprendendo? E, se a criança não aprende, será sinal de algum distúrbio? Com quantos anos uma criança pode ser ensinada a ler? Quais são os pré-requisitos para aprender a adição? É sobre esse tipo de questões que a psicologia pode ajudar a refletir, uma vez que, no decorrer de sua história, ela tem enfocado como objetos de estudo o desenvolvimento humano, os processos de aprendizagem e a própria criança, além de ter produzido conhecimentos que certamente contribuem para a compreensão do processo de apropriação/ elaboração do conhecimento.”
As outras alternativas trazem uma visão reducionista do papel da psicologia.
Nosso gabarito é Letra A.
Referência
FONTANA, R.; CRUZ, N. Psicologia e o trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.
Deixe um comentário