O tema do fracasso escolar, entendido como repetência, evasão escolar ou distúrbio de aprendizagem, vem sendo amplamente debatido nos campos da Psicologia e da Educação. O fracasso escolar, na contingência de nossa temporalidade, desafia tanto psicólogos quanto educadores que tentam dizer algo sobre o seu funcionamento. A psicanalista Ruth Cohen publicou diversos trabalhos sobre o tema, a fim de elucidar a lógica do fracasso escolar em uma perspectiva multidisciplinar.
Para a pesquisadora, o fracasso escolar deve ser entendido como
- A) um tipo de distúrbio ou transtorno que deve ser corrigido, muitas vezes, à custa de medicamentos.
- B) um sintoma que se expressa por meio de mecanismos inibitórios, em face dos quais trabalhar a vertente transferencial entre o professor e o estudante não basta.
- C) uma conjunção de fatores internos inconscientes de crianças e adolescentes, de modo que estes precisam ser responsabilizados e acolhidos, sendo necessária a intervenção de um psicólogo.
- D) um elemento que não está centrado nos fatores internos de crianças e adolescentes, pois as instituições em que estão inseridas devem igualmente ser implicadas e responsabilizadas.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) um elemento que não está centrado nos fatores internos de crianças e adolescentes, pois as instituições em que estão inseridas devem igualmente ser implicadas e responsabilizadas.
Gabarito Letra D
Para a pesquisadora, o fracasso escolar deve ser entendido como
a) um tipo de distúrbio ou transtorno que deve ser corrigido, muitas vezes, à custa de medicamentos.
b) um sintoma que se expressa por meio de mecanismos inibitórios, em face dos quais trabalhar a vertente transferencial entre o professor e o estudante não basta.
c) uma conjunção de fatores internos inconscientes de crianças e adolescentes, de modo que estes precisam ser responsabilizados e acolhidos, sendo necessária a intervenção de um psicólogo.
d) um elemento que não está centrado nos fatores internos de crianças e adolescentes, pois as instituições em que estão inseridas devem igualmente ser implicadas e responsabilizadas.
Já na contra-capa do livro “A lógica do fracasso escolar: psicanálise e educação” encontramos a seguinte informação:
“Nesse contexto, o encaminhamento de crianças e adolescentes com dificuldades em aprender a psicólogos e psicanalistas tem se mostrado não só recorrente, como também pouco promissor. Embora a psicanálise ajude a esclarecer as respostas subjetivas que os sujeitos adotam inconscientemente, o fracasso escolar como problema não se resolve fora das instituições de ensino.”
Só com esse trecho já percebemos que a autora considera que o problema do fracasso escolar não se resolve com medicamentos ou intervenções psicológicas, e sim com a implicação das instituições de ensino.
Percebemos, então, que a resposta é Letra D, um elemento que não está centrado nos fatores internos de crianças e adolescentes, pois as instituições em que estão inseridas devem igualmente ser implicadas e responsabilizadas.
Referência
COHEN, Ruth Helena Pinto. 2006. A Lógica do Fracasso Escolar: psicanálise & educação. Contra Capa R. J
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