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O conceito de aprendizagem emergiu das investigações empiristas em Psicologia, ou seja, de investigações levadas a termo com base no pressuposto de que todo conhecimento provém da experiência. Isso significa afirmar o primado absoluto do objeto e considerar o sujeito como uma tabula rasa, uma cera mole, cujas impressões do mundo, fornecidas pelos órgãos dos sentidos, são associadas umas às outras, dando lugar ao conhecimento. O conhecimento é, portanto, uma cadeia de idéias atomisticamente formada a partir do registro dos fatos e se reduz a uma simples cópia do real (Moreira, 2010).

 

I. Segundo os Behavioristas, os adeptos da teoria do reforço consideraram-no capaz de explicar a aquisição dos comportamentos voluntários de todos os tipos. O esquema continua muito simples: o organismo emite uma resposta a um estímulo cujo conhecimento não é necessário, e essa resposta, dependendo das consequências geradas por ela, será ou não mantida. Logo, são os estímulos que se seguem à resposta (reforços) que representam o núcleo da teoria, e não os que a antecedem.


II. A gestalt opõe-se ao behaviorismo por ter um fundamento epistemológico de tipo racionalista, ou, mais precisamente, por pressupor que todo conhecimento é anterior à experiência, sendo fruto do exercício de estruturas racionais, pré-formadas no sujeito.


III. O saber acumulado segundo a Gestalt é tranquilamente transmitido, respeitando os princípios da boa forma, e os alunos podem incorporá-los, pois a experiência apresentada sob boas formas é isomorfa às estruturas mentais, ou seja: as estruturas mentais têm sempre, na experiência, o seu equivalente. Apesar disso, estruturas mentais e experiências persistem como dois polos distintos.


Segundo as proposições é correto afirmar que:

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Resposta:

A alternativa correta é letra D) Embora cada uma apresenta uma perspectiva objetivista proposição I e subjetivista proposições II e III, ambas não são antagônicas e sim distintas na sua concepção de aprendizagem.

Gabarito Letra D
 

Essa é uma questão diferente do que estamos acostumados. As afirmações apresentadas foram retiradas do artigo "Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas", de Agnela da Silva Giusta, e estão todas de acordo com essa bibliografia. O que a questão quer é que você perceba qual a relação entre as afirmações e marque a alternativa que a indique corretamente. Vamos ver:

 

I. Segundo os Behavioristas, os adeptos da teoria do reforço consideraram-no capaz de explicar a aquisição dos comportamentos voluntários de todos os tipos. O esquema continua muito simples: o organismo emite uma resposta a um estímulo cujo conhecimento não é necessário, e essa resposta, dependendo das consequências geradas por ela, será ou não mantida. Logo, são os estímulos que se seguem à resposta (reforços) que representam o núcleo da teoria, e não os que a antecedem.


II. A gestalt opõe-se ao behaviorismo por ter um fundamento epistemológico de tipo racionalista, ou, mais precisamente, por pressupor que todo conhecimento é anterior à experiência, sendo fruto do exercício de estruturas racionais, pré-formadas no sujeito.


III. O saber acumulado segundo a Gestalt é tranquilamente transmitido, respeitando os princípios da boa forma, e os alunos podem incorporá-los, pois a experiência apresentada sob boas formas é isomorfa às estruturas mentais, ou seja: as estruturas mentais têm sempre, na experiência, o seu equivalente. Apesar disso, estruturas mentais e experiências persistem como dois polos distintos.


 

a)  A proposição I reforça a ideia da prática enquanto as proposições II III não refletem um modelo de aprendizagem a ser aplicado.

Errado. Tanto a Gestalt quanto o behaviorismo tem suas concepções de aprendizagem, que, inclusive, apesar de muito diferentes, levam a práticas semelhantes quando aplicadas.


b)  Após termos apresentado as concepções de aprendizagem de teor mecanicista a proposição e idealista proposição II III, verifica-se que ambas são antagônicas.

Errado. Essa alternativa é, na verdade, meio certa. A autora apresenta que essas teorias tem bases epistemológicas antagônicas, mas que produzem resultados equivalentes. Então, em última análise, não são antagônicas.


c)  As três proposições estão corretas, porém as proposições II e III anula a I em relação ao seu aspecto prático.

Errado. Como dito anteriormente, as duas concepções de aprendizagem apresentadas podem fundamentar a prática, de forma equivalente inclusive.


d)  Embora cada uma apresenta uma perspectiva objetivista proposição I e subjetivista proposições II III, ambas não são antagônicas e sim distintas na sua concepção de aprendizagem.

Certo! A Gestalt e o behaviorismo tem concepções diferentes de aprendizagem, tendo a primeira uma perspectiva mais subjetivista e a segunda uma perspectiva mais objetivista. É importante salientar, entretanto, que a autora afirma que:

“Fica patente que, assim como o behaviorismo é um objetivismo sem objetividade, a gestalt é um subjetivismo sem subjetividade, o que dá no mesmo.”


e)  É claro que essa cisão entre subjetividade e objetividade nada mais é que o reflexo da divisão social do trabalho, da separação entre o fazer e o pensar, da prática e da teoria. E, nesses casos, assiste-se a uma supervalorização da teoria, porque, sendo aquela que sabe, tem o direito de comandar a prática como na proposição I.

Errado. Essa alternativa está de acordo com o texto até a palavra “prática”. A inclusão da proposição I como exemplo é uma extrapolação da questão, que não concorda com a bibliografia.

 

Dessa forma, nosso gabarito é Letra D.

 

Referência

GUISTA, Agnela da Silva. Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 1, p. 25-31, 1985.

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