Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Foi a partir da década de 1980 do século XX que se iniciou um movimento de análise crítica da atuação do psicólogo escolar, a fim de que fosse possível a consideração dos processos desenvolvidos na instituição escolar. Os “problemas de aprendizagem” passaram a ser vistos como um fenômeno complexo, constituído socialmente, cuja análise deve abarcar os aspectos históricos, econômicos, políticos e sociais. Bock, Furtado e Teixeira (2000) acrescenta que, para os psicólogos que adotam uma postura sócio-histórica, o fenômeno psicológico é também construído a partir das relações do homem numa topografia e sociedade específicos num momento histórico específico.

 

Em relação à Psicologia Escolar no que se refere a sua mudança de paradigma voltado agora para o aluno como centro e considerando a perspectiva crítica, analise as afirmativas e marque a CORRETA.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra A) A educação e, mais especificamente, a educação escolar são compreendidas como instâncias fundamentais no processo de socialização do conhecimento produzido pela humanidade. E, por conseguinte, as relações escola sociedade devem ser “pensadas por contradição”, no sentido de que “se o fato educativo é um político e um social, conseqüentemente, é também verdadeiro que toda situação política e social determina sensivelmente a educação” numa dialética que busca romper paradigmas e avançar numa política educacional inclusiva e eficiente.

 

Em relação à Psicologia Escolar no que se refere a sua mudança de paradigma voltado agora para o aluno como centro e considerando a perspectiva crítica, analise as afirmativas e marque a CORRETA.

 

a)  A educação e, mais especificamente, a educação escolar são compreendidas como instâncias fundamentais no processo de socialização do conhecimento produzido pela humanidade. E, por conseguinte, as relações escola sociedade devem ser “pensadas por contradição”, no sentido de que “se o fato educativo é um político e um social, conseqüentemente, é também verdadeiro que toda situação política e social determina sensivelmente a educação” numa dialética que busca romper paradigmas e avançar numa política educacional inclusiva e eficiente.

 

A alternativa está de acordo com Nunes de Lima:

 

" A educação e, mais especificamente, a educação escolar são compreendidas como instâncias fundamentais no processo de socialização do conhecimento produzido pela humanidade. E, por conseguinte, as relações escola-sociedade devem ser pensadas por contradição, no sentido de que se o fato educativo é um político e um social, conseqüentemente, é também verdadeiro que toda situação política e social determina sensivelmente a educação (Manacorda, 1989 apud Tanamachi, 1997)."

 

Assertiva Correta.

 

b)  Quando analisamos o fenômeno educacional, é fundamental levarmos em conta que a realidade educacional é determinada por dois fatores o econômico e político. Ao psicólogo é lançado o desafio de atuar e refletir politicamente com os indivíduos para conscientizar-se junto com eles das reais dificuldades da sua sociedade, abstendo-se de adentrar de seu contexto social.

 

A autora fala que a realidade educacional é determinada por múltiplos fatores. Veja:

 

"Quando analisamos o fenômeno educacional, é fundamental levarmos em conta que a realidade educacional é determinada por múltiplos fatores." 

 

Assertiva Falsa. 

 

c)  O rompimento com o modelo clínico de atuação não implica, em romper com a separação entre as atividades de ensino que seriam responsabilidade do professor e o comportamento dos alunos, que por sua vez seriam responsabilidade do psicólogo, cada um tem seu papel na construção dos saberes no contexto escolar.

 

 Implica, sim, em romper com a separação. Veja:

 

 "O rompimento com o modelo clínico de atuação implica, conforme Ragonesi (1997), entre outras coisas, em romper com a separação entre as atividades de ensino que seriam responsabilidade do professor e o comportamento dos alunos, que por sua vez seriam responsabilidade do psicólogo. Assim conseguiremos situar mais adequadamente os processos psicológicos no interior do processo pedagógico, garantindo a especificidade de nossa atuação, a partir de uma reflexão sobre o lugar da Psicologia na Educação, sem reduzir uma à outra."

 

Assertiva Falsa.  

 

d)  A Escola é um espaço complexo que restringe o profissional de criar espaços de reflexões com todos os grupos que fazem parte da escola, famílias e aluno, professores, pedagogos, funcionários e comunidade.

 

Não há essa restrição. Nunes de Lima fala:

 

"O momento é de criar espaços de reflexões com todos os grupos que fazem parte da escola, famílias e aluno, professores, pedagogos, funcionários e comunidade, considerando a realidade escolar como um todo, pesquisando temas que façam parte das preocupações dos envolvidos, fazendo parcerias com outros profissionais que têm a educação como foco de atenção." 

 

Assertiva Falsa.   

 

e)  O mais importante é que ele se insira na educação, assumindo um compromisso teórico e prático com as questões exclusivas da escola, que é o seu foco de atenção, atendendo as demandas dos alunos quando necessário.

 

A autora não fala sobre questões exclusivas da escola. Veja:

 

"O mais importante é que ele se insira na educação, assumindo um compromisso teórico e prático com as questões da escola, que é o seu foco de atenção. Além disso, a autora acrescenta que é fundamental que os psicólogos que atuam diretamente na instituição escolar preocupem-se com a melhoria das práticas pedagógicas, garantindo que a escola utilize-se dos conhecimentos psicológicos na elaboração de suas propostas de trabalho, visando a atingir o objetivo primeiro da educação: a humanização. " 

 

Assertiva Falsa.   

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra A. 

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *