O estudo de Borges e Fleith (2018) comparou alunos de escolas que usam tecnologias de informação e comunicação nas práticas pedagógicas com alunos de instituições que não fazem uso desses recursos. Os resultados indicaram ___________________ entre alunos cujos professores utilizavam tecnologia. Os alunos das escolas sem uso da tecnologia relataram _______________. Este estudo contribuiu para ___________ a ideia de que a utilização de tecnologias na prática docente é uma condição essencial para o desenvolvimento da criatividade e da motivação do aluno.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
- A) maiores resultados no ENEM – menores resultados no ENEM – comprovar
- B) menor respeito ao professor – maior respeito ao professor – desmistificar
- C) maior respeito ao professor – menor respeito ao professor – comprovar
- D) médias mais altas em criatividade figural e motivação extrínseca – maior interesse pela aprendizagem – desmistificar
- E) maior interesse pela aprendizagem – médias mais altas em criatividade figural e motivação extrínseca – comprovar
Resposta:
A alternativa correta é letra D) médias mais altas em criatividade figural e motivação extrínseca – maior interesse pela aprendizagem – desmistificar
O estudo de Borges e Fleith (2018) comparou alunos de escolas que usam tecnologias de informação e comunicação nas práticas pedagógicas com alunos de instituições que não fazem uso desses recursos. Os resultados indicaram ___________________ entre alunos cujos professores utilizavam tecnologia. Os alunos das escolas sem uso da tecnologia relataram _______________. Este estudo contribuiu para ___________ a ideia de que a utilização de tecnologias na prática docente é uma condição essencial para o desenvolvimento da criatividade e da motivação do aluno.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Para elaborar esta questão, a banca utilizou o resumo do artigo "Uso da Tecnologia na Prática Pedagógica: Influência na Criatividade e Motivação de Alunos do Ensino Fundamental" de Borges e Fleith. Veja:
Este estudo comparou alunos de escolas que usam tecnologias de informação e comunicação nas práticas pedagógicas e de instituições que não fazem uso desses recursos. Participaram 76 alunos do 5º ano do ensino fundamental, os quais responderam a três instrumentos sobre criatividade, clima de sala de aula para criatividade e motivação para aprender. Os resultados indicaram médias mais altas em criatividade figural e motivação extrínseca entre alunos cujos professores utilizavam tecnologia. Os alunos das escolas sem uso da tecnologia relataram maior interesse pela aprendizagem. Este estudo contribuiu para desmistificar a ideia de que a utilização de tecnologias na prática docente é uma condição essencial para o desenvolvimento da criatividade e da motivação do aluno.
Ao ler o texto, notamos que a sequência correta para preencher as lacunas é: médias mais altas em criatividade figural e motivação extrínseca - maior interesse pela aprendizagem - desmistificar.
Agora vamos buscar a alternativa que contém essa sequência.
a) maiores resultados no ENEM – menores resultados no ENEM – comprovar
Assertiva Falsa.
b) menor respeito ao professor – maior respeito ao professor – desmistificar
Assertiva Falsa.
c) maior respeito ao professor – menor respeito ao professor – comprovar
Assertiva Falsa.
d) médias mais altas em criatividade figural e motivação extrínseca – maior interesse pela aprendizagem – desmistificar
Esta é a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Assertiva Correta.
e) maior interesse pela aprendizagem – médias mais altas em criatividade figural e motivação extrínseca – comprovar
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra D.
Deixe um comentário