Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Um estudante relata:

 

“A aula está chata. Já sei somar e subtrair, mas parece que a tia não acredita. Ela podia colocar umas coisas novas. Eu acho que já consigo saber mais”.

 

Supondo que a queixa do aluno seja procedente, podemos explicá-la afirmando que a professora desconhece o conceito de

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Zona proximal do desenvolvimento.

Gabarito Letra C

A questão trás o relato: 

“A aula está chata. Já sei somar e subtrair, mas parece que a tia não acredita. Ela podia colocar umas coisas novas. Eu acho que já consigo saber mais”.

E pergunta qual conceito a professora desconhece. Vamos, primeiro, revisar os conceitos apresentados nas alternativas:

a)  Maturação. –

“Desdobramento de uma seqüência geneticamente influenciada e, muitas vezes, relacionada à idade, de mudanças físicas e padrões de comportamentos, incluindo a prontidão para adquirir novas habilidades.” (Papalia, Olds e Feldman, 2006)

O conceito de maturação está mais ligado com desenvolvimento biológico e não se encaixa no contexto trazido pela questão. Dessa forma, essa já não pode ser nossa resposta. Alternativa incorreta.

b)  Equilibração. –

“Na terminologia de Piaget, é a tendência de tentar atingir um equilíbrio entre elementos cognitivos dentro do organismo e entre ele e o mundo exterior.” (Papalia, Olds e Feldman, 2006)

A equilibração diz respeito ao equilíbrio da assimilação (incorporação de objeto externo aos esquemas de ação do sujeito) e da acomodação (modificação dos esquemas em função do objeto externo). Está relacionado ao processo de aprendizagem, mas não se encaixa no contexto oferecido pela questão. Alternativa incorreta.

c)  Zona proximal do desenvolvimento. –

“Termo utilizado por Vygotsky para a diferença entre o que uma criança pode fazer sozinha e o que ela pode fazer com auxilio.” (Papalia, Olds e Feldman, 2006)

Essa parece uma forte candidata a nossa resposta. Vamos analisá-la mais a fundo após passar por todas as alternativas.

d)  Modelagem.

A modelagem de comportamento consiste em reforçar as aproximações sucessivas tendo por fim um comportamento desejado, sendo por isso a modelagem também chama do “método das aproximações sucessivas” é o método pelo qual através do reforçamento positivo instalam-se novas respostas por meio de um processo gradativo de aprendizagem tendo como objetivo um comportamento terminal.” (Santana et al, 2013)

– Também parece um possível candidato. Analisaremos mais em seguida.

e)  Mediação.

“mediação é um processo voluntário que oferece àqueles que estão vivenciando um conflito familiar, ou qualquer outro conflito de relação continuada, a oportunidade e o espaço adequados para solucionar questões relativas à separação, sustento e guarda de crianças, visitação, pagamento de pensões, divisão de bens e outras matérias, especialmente as de interesse da família.” (PALÁCIO DA JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO)

 Esse conceito é o mais destoante dentre os apresentados, uma vez que sequer diz respeito à psicologia do desenvolvimento ou da aprendizagem, e sim com a resolução de conflitos e a psicologia jurídica. Alternativa incorreta.

O gabarito da questão trouxe como resposta a letra C, “Zona Proximal de Desenvolvimento”, e isso fica fácil de compreender quando pensamos na relevância do conceito, e da teoria de Vygotsky como um todo, para a educação. A ZPD é um conceito importante para professores, como vemos no trecho a seguir:

Compreender essa teoria é essencial para profissionais que atuam na Educação Infantil, pois por meio dela o professor se tornará mais sensível aos estímulos que deve oferecer à turma e poderá escolher com mais clareza as técnicas pedagógicas adequadas que incentivem o potencial de aprendizagem de cada aluno. Atuando dessa forma a sala de aula deverá tornar-se um ambiente no qual os alunos sejam participativos, colaborativos e sintam-se desafiados a superar suas dificuldades.” (Oliveira, 2018)

 

A alternativa D, que trás a “modelagem”, poderia gerar alguma dúvida. Porém, esta está mais relacionada aos reforçadores oferecidos ou não. Caso o aluno reclamasse de estar realizando o comportamento desejado (somar e subtrair) mas não estar recebendo o reforço desejado, (boas notas, por exemplo) nossa resposta estaria aqui.

Dessa forma, reiteramos o gabarito como letra C.

Referências:

OLIVEIRA, Mariana. Zona de Desenvolvimento Proximal: entenda como este conceito pode ajudar professores da Educação Infantil. 2018. Disponível em: <https://educacaoinfantil.aix.com.br/zona-desenvolvimento-proximal/> Acesso em 27 de maio de 2019.

PAPALIA, Diane E; OLDS, Sally Wendkos; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento Humano. 8 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. O que é Mediação? Disponível em <http://www.tjrj.jus.br/web/guest/institucional/mediacao/estrutura-administrativa/o-que-e-mediacao> Aceso em 27 de maio de 2019.

SANTANA, Neilton et al. Modelagem do comportamento. 2013. Disponível em: <http://psicologiabehaviorista.blogspot.com/2013/06/o-conceito-do-pensamento-deskinner-e-o.html> Acesso em 27 de maio de 2019.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *