Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A visão construtivista do psiquismo humano é compartilhada atualmente por numerosas teorias do desenvolvimento, da aprendizagem e de procedimentos psicológicos, que são foco da psicologia da educação. Essa visão compreende a aprendizagem como um processo

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) multifacetado e submetido à interferência mínima do ambiente.

Gabarito Letra D

 

A visão construtivista do psiquismo humano é compartilhada atualmente por numerosas teorias do desenvolvimento, da aprendizagem e de procedimentos psicológicos, que são foco da psicologia da educação. Essa visão compreende a aprendizagem como um processo

a)  dinâmico e determinado pelas experiências de vida.

b)  complexo e alheio ao aporte daquele que aprende.

c)  ativo e de natureza essencialmente individual e interna.

d)  multifacetado e submetido à interferência mínima do ambiente.

e)  empírico e dependente de estratégias de ensaio e erro para se constituir.

 

A teoria construtivista recebe esse nome porque considera que tanto o sujeito quanto o objeto são projetos a serem construídos, e o processo de aprendizagem se dá na interação do sujeito com o meio físico e social.

 

“Construtivismo significa isto: a idéia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui pela interação do Indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais; e se constitui por força de sua ação e não por qualquer dotação prévia, na bagagem hereditária ou no meio, de tal modo que podemos afirmar que antes da ação não há psiquismo nem consciência e, muito menos, pensamento. Construtivismo é, portanto, uma idéia; melhor, uma teoria, um modo de ser do conhecimento ou um movimento do pensamento que emerge do avanço das ciências e da Filosofia dos últimos séculos. Uma teoria que nos permite interpretar o mundo em que vivemos. No caso de PIAGET, o mundo do conhecimento: sua gênese e seu desenvolvimento. Construtivismo não é uma prática ou um método; não é uma técnica de ensino nem uma forma de aprendizagem; não é um projeto escolar; é, sim, uma teoria que permite (re)interpretar todas essas coisas, jogando-nos para dentro do movimento da História - da Humanidade e do Universo.”

 

Assim sendo, não podemos falar que no construtivismo o processo de aprendizagem é alheio ao indivíduo, porque parte da interação entre este e seu meio. Também por essa interação, não é possível afirmar que esse processo seja essencialmente interno e individual. Também não é empírico, uma vez que essa visão considera apenas as experiências, sem considerar a função de construção do indivíduo em seu processo.

O gabarito diz que a resposta é Letra D, entretanto, é estranho afirmar que a aprendizagem esteja submetida a interferência mínima do ambiente, uma vez que este faz parte do processo de construção da aprendizagem, é uma das variáveis importantes do processo.

Mas tampouco a Letra A, que pode parecer mais correta a primeira vista, é livre de qualquer crítica. Afinal, se a aprendizagem é um processo de interação, de construção, não é possível afirmar que ela seja determinada por apenas um fator, as experiências. Essa seria uma visão mais empírica da aprendizagem.

 

Assim, o gabarito é Letra D, mas considero que nenhuma resposta está 100% correta.

 

Fonte: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4659022/mod_resource/content/0/2016-05-20_Becker-fich.pdf

 
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *