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(FRIGOTO, 2012) O ensino médio integrado é aquele possível e necessário em uma realidade conjunturalmente desfavorável – em que os filhos dos trabalhadores precisam obter uma profissão ainda no nível médio, não podendo adiar este projeto para o nível superior de ensino”.

Com base nas ideias contidas na obra, assinale a alternativa correta sobre o ensino médio integrado ao ensino técnico:

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Resposta:

A alternativa correta é letra D) Busca romper com a dicotomia ente educação básica e técnica, resgatando o princípio da formação humana em sua totalidade.

 

(FRIGOTO, 2012) O ensino médio integrado é aquele possível e necessário em uma realidade conjunturalmente desfavorável – em que os filhos dos trabalhadores precisam obter uma profissão ainda no nível médio, não podendo adiar este projeto para o nível superior de ensino”. 

 

Com base nas ideias contidas na obra, assinale a alternativa correta sobre o ensino médio integrado ao ensino técnico:

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Portanto, o ideário da politecnia buscava e busca romper com a dicotomia entre educação básica e técnica, resgatando o princípio da formação humana em sua totalidade; em termos epistemológicos e pedagógicos, esse ideário defendia um ensino que integrasse ciência e cultura, humanismo tecnologia, visando ao desenvolvimento de todas as potencialidades humanas. Por essa perspectiva, o objetivo profissionalizante não teria fim em si mesmo nem se pautaria pelos interesses do mercado, mas constituir-se-ia numa possibilidade a mais para os estudantes construção de seus projetos de vida, socialmente determinados, possibilitados por uma formação ampla e integral. 

 

(...)

 

Significa que se busca enfocar o trabalho como princípio educativo, no sentido de superar a dicotomia trabalho manual/trabalho intelectual, de incorporar a dimensão intelectual ao trabalho produtivo, de formar trabalhadores capazes de atuar como dirigentes e cidadãos. O tema é desenvolvido por meio dos seguintes aspectos: a historicidade do conceito de formação integrada; a formação profissional em alguns estudos comparados; uma breve reflexão sobre trabalho, ciência e cultura e a questão do currículo; a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade; e, finalmente, alguns pressupostos para a formação integrada.

 

(...)

 

Portanto, o ideário da politecnia buscava e busca romper com a dicotomia entre educação básica e técnica, resgatando o princípio 0 da formação humana em sua totalidade; em termos epistemológicos e pedagógicos, esse ideário defendia um ensino que integrasse ciência e cultura, humanismo e tecnologia, visando ao desenvolvimento de todas as potencialidades humanas. Por essa perspectiva, o objetivo profissionalizante não teria fim em si mesmo nem se pautaria pelos interesses do mercado, mas constituir-se-ia numa possibilidade a mais para os estudantes na construção de seus projetos de vida, socialmente determinados, possibilitados por uma formação ampla e integral.

 

(...)

 

O segundo pressuposto é de que esta educação básica de nível médio, como direito social universal, é condição para uma formação profissional que atenda aos requisitos das mudanças da base técnica da produção e de um trabalhador capaz de lutar por sua emancipação. Trata-se, pois, de superar a formação profissional como adestramento e adaptação às demandas do mercado e do capital."

 

Fonte: "Ensino médio integrado : concepção e contradições" (Frigotto et al.)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra D.


a)  Tem por objetivo profissionalizante um fim em si mesmo e se pauta pelos interesses do mercado.
b)  Enfoca o trabalho como princípio educativo, acentuando a divisão trabalho manual/trabalho intelectual.
c)  Busca realizar a formação profissional como adestramento e adaptação às demandas do mercado e do trabalho.
d)  Busca romper com a dicotomia ente educação básica e técnica, resgatando o princípio da formação humana em sua totalidade.

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