Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(PALACIOS, 2004) Os problemas afetivos e de conduta são muito comuns na infância e adolescência. Sobre eles, podemos afirmar que:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Em situações de conflitos, o agressor pode obter reforços perversos que levem a consolidar e generalizar seu padrão de agressor.

 

(PALACIOS, 2004) Os problemas afetivos e de conduta são muito comuns na infância e adolescência. Sobre eles, podemos afirmar que:

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Os problemas de conduta revelam-se em sintomas exteriorizados, como a agressão, a mentira, o roubo, o vandalismo (...)

(...)

A situação atual do problema pode ser resumida nos quatro pontos seguintes:

 

1. Os alunos com dificuldades de aprendizagem, em relação aos que não as têm, com mais probabilidade apresentam problemas emocionais, falta de habilidades sociais e problemas de conduta.

 

(...)

 

Os problemas emocionais costumam manifestar-se em forma de ansiedade ou angústia, acompanhadas de manifestações de tristeza, choro, retraimento social, dificuldades de estabelecer relações satisfatórias, desinteresse acadêmico, dificuldades de concentração, mudanças no rendimento escolar e relação inadequada com 0 professor e com os colegas.

(...)

 

O segundo tipo de violência, a violência gratuita e reiterada, que gera relações de agressor e de vítima, tem efeitos devastadores para ambos. Suas consequências mais importantes podem ser resumidas nas três seguintes:

 

1. É muito provável que a vítima sinta sua autoestima afetada e aumente o sentimento de que não pode controlar o que ocorre, isto é, acabe se sentindo indefesa e com a consciência de fatalismo social. Tenderá a isolar-se socialmente e se sentirá estigmatizada e diferente. Também é muito possível que acabe sofrendo de ansiedade, depressão, tensão, medo e culpa. A rejeição à escola, ao trabalho ou ao jogo em grupo, as regressões, o ressentimento social, a insegurança emocional, a falta de habilidades sociais, as dificuldades gerais de aprendizagem e o baixo rendimento também podem estar entre os sintomas. Se a agressão é reiterada e duradoura, pode acabar deixando sequelas para toda a vida.

 

2. O agressor pode obter reforços perversos (popularidade, sensação de poder, pequenos ganhos sociais), que levem a consolidar e generalizar seu padrão de agressor. Tal padrão acabará trazendo problemas sociais e, possivelmente, também profissionais; em alguns casos, inclusive penais. Os que apresentam esse padrão têm dificuldades para resolver suas necessidades interpessoais básicas (vínculos familiares, rede social de amigos, relações de casal), tendendo a envolver-se em relações de dominação que implicam numerosos riscos para os outros e para si mesmos."

 

Fonte: "Desenvolvimento Psicológico e Educação - 2ed. - Vol.3" (COLL, MARCHESI e PALACIOS, 2004, p. 20).

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra B.


a)  Os problemas emocionais revelam-se em sintomas esteriotipados como agressão, mentira, roubo e vandalismo.


b)  Em situações de conflitos, o agressor pode obter reforços perversos que levem a consolidar e generalizar seu padrão de agressor.


c)  Os alunos com dificuldades de aprendizagem apresentam menor probabilidade de terem problemas emocionais, falta de habilidades sociais e problemas de conduta.


d)  Os problemas de conduta costumam manisfestar-se em forma de ansiedade ou angústia, acompanhadas de manifestações como choro, tristeza, retraimento social e dificuldades de concentração.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *