(COLL, 1994) Um dos papeis do psicólogo escolar é auxiliar os professores na implementação de metodologias de ensino que favoreçam a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos alunos. Sobre a organização social das atividades de aprendizagem e seus impactos, pode-se afirmar que:
- A) A execução coletiva da tarefa favorece produções mais elaboradas quando comparadas a produções individuais.
- B) Na atividade grupal, quando um dos alunos impõe seu ponto de vista aos demais, observam- se progressos nas aptidões intelectuais dos membros.
- C) A organização competitiva das atividades escolares tende a efeitos mais favoráveis sobre a aprendizagem do que as organizações cooperativa e individualista.
- D) Para que os alunos possam elaborar conjuntamente uma noção ou resolver um problema, é necessário que um dos membros já domine ou conheça a solução.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) A execução coletiva da tarefa favorece produções mais elaboradas quando comparadas a produções individuais.
(COLL, 1994) Um dos papeis do psicólogo escolar é auxiliar os professores na implementação de metodologias de ensino que favoreçam a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos alunos. Sobre a organização social das atividades de aprendizagem e seus impactos, pode-se afirmar que:
A questão está baseada no seguinte texto:
"i) execução coletiva da tarefa experimental dá lugar, constantemente, a produções mais elaboradas e, inclusive, mais corretas do que as que apresentam os mesmos sujeitos, quando trabalham individualmente. Isto pode ser verificado com tarefas de diferente natureza: representação espacial, mudança de perspectiva, coordenação de atividades motoras, conservação de quantidades e conservação do número, etc. O fato de agir conjuntamente, cooperativamente, induz os membros do grupo a estruturarem melhor suas atividades, a explicitá-las, a coordená-las, alcançando, deste modo, as produções um maior nível de elaboração e correção.
ii) Em certas ocasiões, o trabalho coletivo não dá seus frutos imediatamente, durante a realização grupal da tarefa, senão posteriormente, nas produções individuais do pós-teste; nestes casos, a interação social parece ser o ponto de partida de uma coordenação cognitiva cujos efeitos se manifestam mais tarde, na aparição de novas competências individuais.
iii) A confrontação e discussão entre pontos de vista moderadamente divergentes, sobre a maneira de abordar a tarefa, dá lugar quase sempre a uma melhora significativa na produção. Pouco importa que a confrontação seja produzida entre pontos de vista corretos e incorretos, ou inclusive que os pontos de vista confrontados sejam todos incorretos. O fator determinante para que se produza um progresso intelectual parece ser a possibilidade de confrontar o próprio ponto de vista com outros alheios.
iv) Para que a interação entre semelhantes tenha efeitos positivos, são necessários alguns requisitos cognitivos mínimos, que permitam aos participantes compreender a divergência existente entre os pontos de vista em presença. Há situações-tipo nas quais não se observa progresso algum nas competências intelectuais dos participantes: quando algum deles impõe seu ponto de vista aos outros, que se limitam a adotá-lo, sem mais nem menos, e quando todos eles têm o mesmo ponto de vista sobre a realização da tarefa.
Tomada em seu conjunto, a revisão de Johnson e seus colegas mostra uma clara superioridade da organização cooperativa das atividades de aprendizagem, no que se refere ao rendimento e à produtividade dos participantes."Fonte: "Desenvolvimento Psicológico e Educação Vol 2" (Coll et al.)
Com isso, encontramos a resposta na Letra A.
a) A execução coletiva da tarefa favorece produções mais elaboradas quando comparadas a produções individuais.
b) Na atividade grupal, quando um dos alunos impõe seu ponto de vista aos demais, observam-se progressos nas aptidões intelectuais dos membros.
c) A organização competitiva das atividades escolares tende a efeitos mais favoráveis sobre a aprendizagem do que as organizações cooperativa e individualista.
d) Para que os alunos possam elaborar conjuntamente uma noção ou resolver um problema, é necessário que um dos membros já domine ou conheça a solução.
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