(PALACIOS, 2004) Um aluno com necessidades educativas especiais pode requerer recursos suplementares, em diferentes momentos, para a obtenção de uma resposta educativa mais adequada. Com base nisso, assinale a alternativa correta:
- A) O tipo de ensino que se desenvolve em uma escola não pode originar ou intensificar as dificuldades do aluno.
- B) A avaliação dos problemas desse aluno deve centrar-se nele, sendo secundário o contexto no qual a aprendizagem é produzida.
- C) Os problemas de aprendizagem desse aluno são determinados principalmente pelo ambiente familiar, onde o psicólogo escolar deve intervir.
- D) Quanto maior a rigidez nos objetivos educativos, maior a probabilidade de que o aluno se sinta desvinculado dos processos de aprendizagem.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Quanto maior a rigidez nos objetivos educativos, maior a probabilidade de que o aluno se sinta desvinculado dos processos de aprendizagem.
(PALACIOS, 2004) Um aluno com necessidades educativas especiais pode requerer recursos suplementares, em diferentes momentos, para a obtenção de uma resposta educativa mais adequada. Com base nisso, assinale a alternativa correta:
A questão está baseada no seguinte texto:
"Uma segunda característica do conceito de necessidades educativas especiais é seu caráter relativo e contextual. A avaliação dos problemas dos alunos não deve centrar-se unicamente neles mesmos, mas levar em conta o contexto no qual se produz a aprendizagem: o funcionamento da escola, os recursos disponíveis, a flexibilidade do ensino, a metodologia a empregada e os critérios de avaliação utilizados. Os problemas de aprendizagem dos alunos são determinados, em grande medida, por seu ambiente familiar e social e pelas características da própria escola.
O tipo de ensino que se desenvolve em uma escola pode originar ou intensificar as dificuldades dos alunos. Quanto maior for a rigidez nos objetivos educativos, maior a homogeneidade nos conteúdos que os alunos devem aprender e menor a flexibilidade organizacional, havendo mais possibilidades de que um maior número de alunos se sinta desvinculado dos processos de aprendizagem e manifestem, por isso, mais dificuldades."
Fonte: "Desenvolvimento Psicológico e Educação - 2ed. - Vol.3" (COLL, MARCHESI e PALACIOS, 2004, p. 20).
Portanto, encontramos a resposta na Letra D.
a) O tipo de ensino que se desenvolve em uma escola não pode originar ou intensificar as dificuldades do aluno.
b) A avaliação dos problemas desse aluno deve centrar-se nele, sendo secundário o contexto no qual a aprendizagem é produzida.
c) Os problemas de aprendizagem desse aluno são determinados principalmente pelo ambiente familiar, onde o psicólogo escolar deve intervir.
d) Quanto maior a rigidez nos objetivos educativos, maior a probabilidade de que o aluno se sinta desvinculado dos processos de aprendizagem.
Deixe um comentário