Considerando o documento do CFP (2009), Educação inclusiva: experiências profissionais em psicologia, analise:
I. As Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica consideram público alvo da Educação Especial apenas alunos que apresentam deficiências; condutas típicas de síndromes e quadros neurológicos ou psiquiátricos, bem como altas habilidades/ superdotação.
II. Na perspectiva da Educação Especial, quando falamos em necessidades educativas especiais, consideram-se pessoas com dificuldades de aprendizagem relacionadas a dificuldades cognitivas, psicomotoras e de comportamento, bem como categorias comportamentais frequentemente relacionadas à negligência e destituição de apoios escolares.
III. O Atendimento Educacional Especializado deve garantir os serviços de apoio especializado voltados a eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, trabalhando independente da proposta pedagógica da escola.
Estão corretas apenas as afirmações elencadas na alternativa:
- A) Somente I
- B) Somente II
- C) Somente II e III
- D) I, II e III
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Somente II
I. As Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica consideram público alvo da Educação Especial apenas alunos que apresentam deficiências; condutas típicas de síndromes e quadros neurológicos ou psiquiátricos, bem como altas habilidades/superdotação.
Essa afirmativa distorce o seguinte trecho:
"Uma das dificuldades envolvidas configura-se na definição de quais seriam os alunos que apresentam necessidades educativas especiais. As Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2001), afirmam que a Educação Especial tem sido concebida, tradicionalmente, como destinada apenas ao atendimento de alunos que apresentam deficiências; condutas típicas de síndromes e quadros neurológicos ou psiquiátricos, bem como altas habilidades/superdotação. Entretanto, com a adoção do conceito de necessidades educativas especiais, afirma-se 0 compromisso com nova abordagem, que tem no horizonte a inclusão. Nessa perspectiva, a ação da Educação Especial amplia-se, abrangendo as dificuldades de aprendizagem relacionadas a dificuldades cognitivas, psicomotoras e dificuldades de comportamento, categorias comportamentais frequentemente relacionadas e à negligência e destituição de apoios escolares."
Fonte: "Educação inclusiva: experiências profissionais em psicologia" (CFP)
Assertiva Falsa.
Essa afirmativa está de acordo com o seguinte trecho:
"Uma das dificuldades envolvidas configura-se na definição de quais seriam os alunos que apresentam necessidades educativas especiais. As Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2001), afirmam que a Educação Especial tem sido concebida, tradicionalmente, como destinada apenas ao atendimento de alunos que apresentam deficiências; condutas típicas de síndromes e quadros neurológicos ou psiquiátricos, bem como altas habilidades/superdotação. Entretanto, com a adoção do conceito de necessidades educativas especiais, afirma-se o compromisso com nova abordagem, que tem no horizonte a inclusão. Nessa perspectiva, a ação da Educação Especial amplia-se, abrangendo as dificuldades de aprendizagem relacionadas a dificuldades cognitivas, psicomotoras e dificuldades de comportamento, categorias comportamentais frequentemente relacionadas e à negligência e destituição de apoios escolares."
Fonte: "Educação inclusiva: experiências profissionais em psicologia" (CFP)
Assertiva Correta.
Essa afirmativa distorce o seguinte trecho:
"Art. 2º A educação especial deve garantir os serviços de apoio especializado voltado a eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
(...)
§ 2º O atendimento educacional especializado deve integrar a proposta pedagógica da escola, envolver a participação da família para garantir pleno acesso e participação dos estudantes, atender às necessidades específicas das pessoas público-alvo da educação especial, e ser realizado em articulação com as demais políticas públicas."
Fonte: "Decreto N 7611/2011"
Assertiva Falsa.
Portanto, apenas a afirmativa II está correta. Encontramos a resposta na Letra B.
Estão corretas apenas as afirmações elencadas na alternativa:
a) Somente I
b) Somente II
c) Somente II e III
d) I, II e III
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