Em relação aos modelos de paradigmas adotados na Inclusão Escolar, segundo Mittler (2003), é INCORRETO afirmar que:
- A) o paradigma do “defeito” ou o modelo centrado na criança tem como base a ideia de que as origens da dificuldade de aprendizagem estão, na maior parte das vezes, localizadas na própria criança.
- B) o modelo social de inclusão tem como base a proposição de que a sociedade e as instituições são discriminadoras e incapacitantes, assim a atenção precisa estar direcionada para remoção dos obstáculos à inclusão escolar.
- C) pelo fato dos paradigmas do “defeito” e do modelo social não serem necessariamente incompatíveis, deve-se evitar uma polarização, mas pensá-los em um estado de interação complexa e constante.
- D) o modelo baseado no defeito é obsoleto e discriminatório, perdendo cada vez mais espaço entre os profissionais que trabalham com a educação e deixando de influenciar práticas sociais e atitudes individuais.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) o modelo baseado no defeito é obsoleto e discriminatório, perdendo cada vez mais espaço entre os profissionais que trabalham com a educação e deixando de influenciar práticas sociais e atitudes individuais.
Em relação aos modelos de paradigmas adotados na Inclusão Escolar, segundo Mittler (2003), é INCORRETO afirmar que:
a) o paradigma do “defeito” ou o modelo centrado na criança tem como base a ideia de que as origens da dificuldade de aprendizagem estão, na maior parte das vezes, localizadas na própria criança.
Essa alternativa está de acordo com o seguinte texto:
"Um defeito ou um modelo centrado na criança é baseado na idéia de que as origens das dificuldades de aprendizagem estão na sua maioria localizadas nela. De acordo com esse ponto de vista, a fim de ajudar a criança, precisamos conhecer tanto quanto for possível a natureza das suas dificuldades por meio de avaliações globais dos seus pontos fracos e fortes para fazer um diagnósti- co, quando possível, e para planejar um programa de intervenção e apoio baseado em tal análise. O objetivo é auxiliar a criança a se encaixar no sistema educacional e beneficiá-la com o que a escola possa oferecer-lhe. Nesse caso, não se assume que a escola precisa mudar de qualquer forma para acomodar uma criança em particular ou para responder a uma maior gama de diversida- de na população estudantil."
Fonte: "Educação Inclusiva: contextos sociais" (Mittler)
Assertiva Correta.
b) o modelo social de inclusão tem como base a proposição de que a sociedade e as instituições são discriminadoras e incapacitantes, assim a atenção precisa estar direcionada para remoção dos obstáculos à inclusão escolar.
Essa afirmativa também está de acordo com Mittler. Veja:
"O modelo social da deficiência baseia-se na proposição de que a sociedade e as suas instituições é que são opressivas, discriminadoras e incapacitantes e que a atenção, portanto, precisa estar direcionada para a remoção dos obstáculos existentes à participação das pessoas portadoras de deficiências na vida em sociedade e para a mudança institucional, ou seja, para a mudança de regulamentos e de atitudes que criam e mantêm a exclusão (Campbell e Oliver, 1996). No contexto da educação, a reestruturação das escolas baseada em diretrizes inclusivas é um reflexo de um modelo de sociedade em ação."
Fonte: "Educação Inclusiva: contextos sociais" (Mittler)
Assertiva Correta.
c) pelo fato dos paradigmas do “defeito” e do modelo social não serem necessariamente incompatíveis, deve-se evitar uma polarização, mas pensá-los em um estado de interação complexa e constante.
Outra afirmativa de acordo com Mittler. Observe:
"Não há razão para que um modelo centrado na criança deva necessariamente ser incompatível com um modelo social e ambiental. É claro que sua cooperação e sua coexistência devem acontecer com vistas ao que é melhor para os interesses da criança."
Fonte: "Educação Inclusiva: contextos sociais" (Mittler)
Assertiva Correta.
d) o modelo baseado no defeito é obsoleto e discriminatório, perdendo cada vez mais espaço entre os profissionais que trabalham com a educação e deixando de influenciar práticas sociais e atitudes individuais.
Essa é a alternativa incorreta. Veja:
"Embora um modelo baseado no defeito per se seja rejeitado como uma explicação única, ele permanece bastante influenciável e afeta profundamente a política, a prática e as atitudes das pessoas. Tal modelo tem influenciado muitas gerações de professores, pais e legisladores e ainda é parte da consciência geral de quase todos que trabalham em educação. Portanto, ele não vai apenas “desaparecer” porque acadêmicos e ativistas argumentam que o referido modelo é obsoleto e discriminatório."
Fonte: "Educação Inclusiva: contextos sociais" (Mittler)
Assertiva Falsa.
Portanto, a alternativa incorreta é a Letra D.
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