Alysson era um estudante avaliado por seus professores como agitado, agressivo e com dificuldades nas relações com os colegas. Havia comentários de que seu pai era usuário de drogas e que seu ambiente familiar era perpassado por situações de violência. Apesar das boas notas, seus comportamentos, tidos como indisciplinados, causavam mal-estar em sala de aula, em especial nas interações professor-aluno.
As relações entre afetividade e aprendizagem têm se constituído como um dos objetos de estudo privilegiado da psicologia. Tendo em vista as contribuições da ciência psicológica no que diz respeito a essa temática, o psicólogo escolar e educacional que seja demandado a contribuir na mediação da situação de Alysson deve pautar sua ação na premissa segundo a qual a afetividade na relação professor-aluno
- A) precisa ser coibida a fim de não comprometer a autoridade do professor, pois os estudantes tendem a confundir demonstrações de afeto com ausência de regras.
- B) inclui uma postura compreensiva e empática por parte do professor, pois, através desta, ele demonstra interesse e comprometimento com os estudantes.
- C) visa suprir principalmente as carências afetivas dos estudantes, as quais resultam da desestrutura familiar e de traços da personalidade.
- D) sobrepõe a dimensão cognitiva, havendo a necessidade de uma postura vigilante para garantir que o processo de ensino e aprendizagem não seja descaracterizado.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) inclui uma postura compreensiva e empática por parte do professor, pois, através desta, ele demonstra interesse e comprometimento com os estudantes.
Gabarito Letra B
As relações entre afetividade e aprendizagem têm se constituído como um dos objetos de estudo privilegiado da psicologia. Tendo em vista as contribuições da ciência psicológica no que diz respeito a essa temática, o psicólogo escolar e educacional que seja demandado a contribuir na mediação da situação de Alysson deve pautar sua ação na premissa segundo a qual a afetividade na relação professor-aluno
a) precisa ser coibida a fim de não comprometer a autoridade do professor, pois os estudantes tendem a confundir demonstrações de afeto com ausência de regras.
Errado. A afetividade não necessariamente compromete a autoridade. É possível uma postura afetiva, compreensiva, que mantenha a autoridade do professor.
b) inclui uma postura compreensiva e empática por parte do professor, pois, através desta, ele demonstra interesse e comprometimento com os estudantes.
Certo!
c) visa suprir principalmente as carências afetivas dos estudantes, as quais resultam da desestrutura familiar e de traços da personalidade.
Errado. O professor não conseguiria suprir essas carências, e nem deve tentar.
d) sobrepõe a dimensão cognitiva, havendo a necessidade de uma postura vigilante para garantir que o processo de ensino e aprendizagem não seja descaracterizado.
Errado. A dimensão afetiva e a dimensão cognitiva não devem ter hierarquia entre si.
Nosso gabarito é Letra B
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