Na história da psicologia escolar e educacional no Brasil, é possível situar ao menos dois modelos de atuação do profissional dessa área, um chamado tradicional e outro nomeado emergente.
O modelo de atuação emergente é associado à incorporação de novas concepções e práticas, conferindo ao psicólogo escolar e educacional a responsabilidade de
- A) atuar de forma abrangente, considerando a dimensão psicoeducativa e psicossocial das instituições educacionais, de forma a contribuir para a transformação dos processos educativos e para a melhoria da educação.
- B) posicionar-se como profissional especialista nas questões relativas à subjetividade individual, priorizando intervenções em nível micro e evitando envolver-se com questões institucionais.
- C) intervir de modo generalista devido a sua condição numericamente minoritária no âmbito das instituições educativas, atendendo às demandas explícitas existentes, a fim de minimizar conflitos com os demais membros da instituição.
- D) constituir-se enquanto educador, assumindo essa função de forma indiferenciada em relação aos professores da instituição, uma vez que também lidará prioritariamente com processos de ensino e aprendizagem.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) atuar de forma abrangente, considerando a dimensão psicoeducativa e psicossocial das instituições educacionais, de forma a contribuir para a transformação dos processos educativos e para a melhoria da educação.
Gabarito Letra A
O modelo de atuação emergente é associado à incorporação de novas concepções e práticas, conferindo ao psicólogo escolar e educacional a responsabilidade de
a) atuar de forma abrangente, considerando a dimensão psicoeducativa e psicossocial das instituições educacionais, de forma a contribuir para a transformação dos processos educativos e para a melhoria da educação.
Certo! Essa é a proposta do modelo de atuação abrangente.
b) posicionar-se como profissional especialista nas questões relativas à subjetividade individual, priorizando intervenções em nível micro e evitando envolver-se com questões institucionais.
Errado. As ações de nível macro é que são priorizadas, buscando se envolver com as questões institucionais.
c) intervir de modo generalista devido a sua condição numericamente minoritária no âmbito das instituições educativas, atendendo às demandas explícitas existentes, a fim de minimizar conflitos com os demais membros da instituição.
Errado. A proposta não é de ser um apagador de fogo. A proposta é intervir na busca da transformação dos processos.
d) constituir-se enquanto educador, assumindo essa função de forma indiferenciada em relação aos professores da instituição, uma vez que também lidará prioritariamente com processos de ensino e aprendizagem.
Errado. O psicólogo tem uma função diferente do educador.
Nosso gabarito é Letra A
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