Leia as afirmativas a seguir:
I. Quando há uma criança com necessidades educacionais especiais, o papel dos membros familiares torna-se ainda mais importante, pois a criança necessita de um maior envolvimento em seus cuidados e em sua estimulação.
II. O conceito de aprendizagem está relacionado com uso de conhecimento na resolução de problemas, construção de novos significados, de novas estruturas cognitivas, aquisição de informação etc.
Marque a alternativa CORRETA:
- A) As duas afirmativas são verdadeiras.
- B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
- C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
- D) As duas afirmativas são falsas.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) As duas afirmativas são verdadeiras.
Leia as afirmativas a seguir:
I. Quando há uma criança com necessidades educacionais especiais, o papel dos membros familiares torna-se ainda mais importante, pois a criança necessita de um maior envolvimento em seus cuidados e em sua estimulação.
CORRETA. A afirmativa é corroborada por Goitein & Cia (2011), acompanhe:
“A família transmite valores, atitudes, cultura, conhecimento e habilidades para a vida, com base na maneira como oferece suporte emocional, social e financeiro para as crianças. Quando há uma criança com necessidades educacionais especiais (NEE1), o papel dos membros familiares torna-se ainda mais importante, pois a criança necessita de um maior envolvimento em seus cuidados e em sua estimulação”
II. O conceito de aprendizagem está relacionado com uso de conhecimento na resolução de problemas, construção de novos significados, de novas estruturas cognitivas, aquisição de informação etc.
CORRETA. A assertiva reflete, de certa forma, o conceito “aprendizagem”, Prado (2017), confira:
“Concluímos, a partir dessas teorias, que a aprendizagem se caracteriza pela aquisição de novos comportamentos, que são incorporados ao repertório individual de cada ser, que deverá apresentar capacidades e habilidades para adquirir comportamentos novos, através da aprendizagem, ou modificar comportamentos anteriormente já adquiridos.”
Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se que as duas afirmativas são verdadeiras, portanto, LETRA “A”.
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Fonte consultada:
Goitein, P. C., & Cia, F. (2011). Interações familiares de crianças com necessidades educacionais especiais: revisão da literatura nacional. Psicologia Escolar e Educacional, 15(1), 43-51.
Prado, Margareth Simone Marques. Psicologia da educação / Margareth Simone Marques Prado ._ Cruz das Almas, BA: SEAD-UFRB, 2017.
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