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“A maior parte dos adolescentes passam a maior parte do seu tempo na escola onde começam a se sociabilizar, aflorando sua sexualidade devido ao desenvolvimento corporal gerado pelos hormônios.

 

A escola é o ambiente onde a interação com o mundo ao redor e com as pessoas que o cercam acontece. Depois do ambiente familiar é a escola que complementa a educação dada pela família onde são abordados temas mais complexos que no dia-a-dia não são ensinados e aprendidos, tendo esta uma imensa responsabilidade na formação afetiva e emocional de seus alunos. E quanto ao assunto sexo e sexualidade? Qual o papel da escola frente a esse tema?

 

A escola não deve nem vai tomar o lugar da família, mas cabe a ela possibilitar uma aprendizagem correta, já que essa instituição visa o crescimento do indivíduo como um todo. A educação sexual acontece no seio familiar. É uma experiência pessoal contida de valores e condutas transmitidos pelos pais e por pessoas que o cercam desde bebê. Já a Orientação Sexual é dada pela escola onde são feitas discussões e reflexões à respeito do tema de uma maneira formal e sistematizada que constitui em uma proposta objetiva de intervenção por parte dos educadores.

 

O que nos cabe é refletir acerca da importância da Orientação Sexual na Escola para a construção da cidadania, de uma sociedade livre de falso moralismo e mais feliz. “

 

BERALDO, F. M. N. Sexualidade e escola: um espaço de intervenção. Scielo, Campinas, v. 7, jun. 2003 Disponível em:. Acesso em: 20 mai. 18.

 

Com relação a orientação sexual do aluno qual deve ser o papel do psicólogo escolar, assinale a alternativa

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Resposta:

A alternativa correta é letra C) O trabalho de Orientação Sexual tem como objetivo principal as mudanças nos padrões de comportamento, levando-se em conta três aspectos fundamentais: a transmissão de informações de maneira verdadeira; a eliminação do preconceito e a atuação na área afetivo-emocional. Podendo abordar os assuntos através de aulas expositivas, dinâmica de grupo, folhetos explicativos, filmes e outros materiais referentes ao tema. O trabalho não envolve nota ou reprovação.

Gabarito: Letra C

 

Com relação a orientação sexual do aluno qual deve ser o papel do psicólogo escolar, assinale a alternativa

a) Para falar de sexo com os alunos é necessário um profissional especialistas em sexologia. É um tema que faz parte da nossa vida, mas não da mesma forma que falamos de educação, de brincadeiras ou de saúde. Não são todos que estão aptos de fazê-lo e de conseguir um diálogo simples e correto diante dos alunos.

Errado. Considerando que certos aspectos sejam respeitados, como a transmissão de informações corretas, o sigilo das dúvidas dos alunos, uma postura respeitosa e não preconceituosa, qualquer educador pode falar de sexo com os alunos.

 

b) O educador de Orientação Sexual, não necessariamente precisa ser uma pessoa aberta, livre de mitos e preconceitos referentes à sexualidade para melhor ministrar a turma sem causar problemas com a instituição, pais, alunos e professores.

Errado. É fundamental que o educador que aborde orientação sexual não tenha preconceitos sobre a sexualidade, uma vez que uma postura preconceituosa desse profissional pode afetar profundamente a vida de algum aluno que fuja do padrão que o educador acredite.

 

c) O trabalho de Orientação Sexual tem como objetivo principal as mudanças nos padrões de comportamento, levando-se em conta três aspectos fundamentais: a transmissão de informações de maneira verdadeira; a eliminação do preconceito e a atuação na área afetivo-emocional. Podendo abordar os assuntos através de aulas expositivas, dinâmica de grupo, folhetos explicativos, filmes e outros materiais referentes ao tema. O trabalho não envolve nota ou reprovação.

Certo!

“O que nos cabe é refletir acerca da importância da Orientação Sexual na Escola para a construção da cidadania, de uma sociedade livre de falso moralismo e mais feliz. O trabalho de Orientação Sexual tem como objetivo principal as mudanças nos padrões de comportamento, levando-se em conta três aspectos fundamentais: a transmissão de informações de maneira verdadeira; a eliminação do preconceito e a atuação na área afetivo-emocional. O primeiro conteúdo indispensável neste trabalho é a diferenciação de sexo e sexualidade e também de Educação Sexual e Orientação Sexual, que são muito confundidos na maioria das vezes. O educador de Orientação Sexual deve ser uma pessoa aberta, livre de mitos e preconceitos referentes à sexualidade para melhor ministrar a turma sem causar problemas com a instituição, pais, alunos e professores, podendo abordar os assuntos através de aulas expositivas, dinâmica de grupo, folhetos explicativos, filmes e outros materiais referentes ao tema. O trabalho não envolve nota ou reprovação.

Para finalizar seguem dois lembretes essenciais: é necessário ressaltar a importância dos pais nesse processo para que estes não se acomodem, julgando a escola responsável pelo processo da educação sexual de seus filhos; não cabe ao professor de Orientação Sexual virar conselheiro ou confidente dos alunos. Deve, se necessário, encaminhar para um profissional especializado.

 

d) Faz-se necessário repreender o aluno diante de certas condutas: se pegarmos a criança tocando os genitais, devemos chamar sua atenção para que ela não continue com esses atos.

Errado. Essa situação precisa de uma análise com mais informações. Em que contexto essa atitude acontece, quem está envolvido. A repreensão pela repreensão não é uma conduta adequada, só envergonhará o aluno, sem que ele entenda o porque da repreensão.

 

e) É um erro distorcer a realidade falando de cegonhas que trazem bebês ou histórias semelhantes para evitar falar de sexualidade. É necessário contar tudo. Não há que esperar que a criança esteja preparada para fazer-lhe entender.

Errado. É importante que a criança receba informações corretas, mas quando estiver preparada para elas.

 

Nosso Gabarito é Letra C

 

Referência

Beraldo, Flávia Nunes de Moraes. (2003). Sexualidade e escola: espaço de intervenção. Psicologia Escolar e Educacional7(1), 103-104. https://doi.org/10.1590/S1413-85572003000100012

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