Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Por que uma boa relação entre professor e aluno pode fazer a diferença na Educação?

 

O professor precisa de condições adequadas para exercer sua função. Além de uma infraestrutura básica, ele deve combinar sua metodologia ao perfil da turma e, consequentemente, dos alunos, atendendo às suas necessidades específicas. Entretanto, nem sempre o magnetismo do professor e o interesse de seus estudantes estão alinhados.

 

Um grande exemplo dessa desarmonia é que o docente brasileiro é um dos que mais tempo de aula utiliza para sanar problemas relacionados à convivência em classe, amargando, assim, difíceis relações interpessoais com os estudantes. Tal diagnóstico aparece em estudos como a Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (TALIS), da Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), e da Conselho de Classe, da Fundação Lemann, datados de 2013 e 2015, respectivamente.

 

Segundo as pesquisas, os conflitos não apenas são um fator deteriorante para a saúde do docente, mas também impedem a escola de cumprir sua missão: que todos os alunos aprendam. Situações desse tipo significam, para os professores experientes, repetir a frustração de ter de lidar com uma aparentemente insolúvel indisciplina. Já para os professores iniciantes, trazem o medo de não se fazer ouvir e a ansiedade de não ter sido preparado para a realidade da escola.

 

As duas pesquisas revelam, além da sobrecarga dos docentes, uma provável omissão das instituições na criação de um planejamento transversal que trabalhe as relações interpessoais – o que pode ocorrer, por exemplo, por meio de campanhas de boa convivência e valorização das diferenças no ambiente escolar.

 

Ainda que um trabalho institucional seja feito, os professores invariavelmente terão de lidar com alguns problemas de convivência em classe. Porém, tais circunstâncias não precisam tomar a dimensão de conflitos crônicos que impeçam ou impactem negativamente a aprendizagem da turma.

 

 

RICARDO FALZETTA, Por que uma boa relação entre professor e aluno pode fazer a diferença na Educação?, Jornal OGlobo 7 fevereiro 2017.

 

Assinale a alternativa que endossa a ideia transmitida pela reportagem:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra A) O relacionamento interpessoal na área escolar exige entre outras coisas, habilidades de trabalhar em equipe, pois todos os membros de um grupo são coletivamente responsáveis por seu funcionamento; saber que neste contexto irão sempre surgir momentos de tensão, conflitos. É preciso considerar que esses fatores podem facilitar ou bloquear relacionamentos primordiais, criar um clima de respeito, confiança e buscar estar sempre atento e possibilitar uma boa qualidade nos processos de fundamento e relacionamento na instituição.

Gabarito: Letra A

 

Assinale a alternativa que endossa a ideia transmitida pela reportagem:

a) O relacionamento interpessoal na área escolar exige entre outras coisas, habilidades de trabalhar em equipe, pois todos os membros de um grupo são coletivamente responsáveis por seu funcionamento; saber que neste contexto irão sempre surgir momentos de tensão, conflitos. É preciso considerar que esses fatores podem facilitar ou bloquear relacionamentos primordiais, criar um clima de respeito, confiança e buscar estar sempre atento e possibilitar uma boa qualidade nos processos de fundamento e relacionamento na instituição.

Certo!

“O relacionamento interpessoal na área escolar exige entre outras coisas, habilidades de trabalhar em equipe, pois todos os membros de um grupo são coletivamente responsáveis por seu funcionamento; saber que neste contexto irão sempre surgir momentos de tensão, conflitos, etc. é preciso considerar que esses fatores podem facilitar ou bloquear relacionamentos primordiais, criar um clima de respeito, confiança e buscar estar sempre atento e possibilitar uma boa qualidade nos processos de fundamento e relacionamento na instituição. A interação das pessoas no ambiente escolar é responsabilidade de todos, porém o gestor é corresponsável pelo sucesso ou fracasso de uma boa comunicação, para tanto é preciso que o mesmo conforme Marcelos (2009, p.02) aponta: “deve trabalhar a diversidade de pontos de vista ou comportamento como fala de enriquecimento para o grupo e como forma de ampliar a visão particular de cada individuo na escola”.”

 

b) É válido dizer em uma unidade escolar que todos devem procurar desenvolver competências e habilidades diversas. Saber cooperar é uma competência primordial dos gestores escolares, pois a cooperação por parte deles é o ponto central para uma melhor relação interpessoal entre professor e aluno. Cada colaborador tem o dever de cumprir restritamente seu papel na escola.

Errado. Cada membro deve interessar-se pelo o bom funcionamento da sua equipe não apenas o seu, uma vez que todos trabalham em prol do mesmo objetivo.

 

c) Os professores não são responsáveis por construir relações harmoniosas, eles não precisam incentivar e estimular os alunos a fazerem o mesmo, criando assim um ambiente favorável ao ensino, ao aprendizado e às trocas humanas.

Errado. Pelo contrário, a relação professor-aluno ser harmoniosa é um fator fundamental para a aprendizagem, e é reponsabilidade do professor favorecer um ambiente adequado ao ensino.

 

d) A relação professor aluno é secundária no processo de ensino, é essencial a qualificação acadêmica do professor, pois quanto maior sua qualificação profissional também será a sua habilidade de ensino.

Errado. A relação professor aluno é primordial no processo de ensino e aprendizagem. Mesmo com alta qualificação acadêmica, se o professor não conseguir gerar um ambiente favorável ao ensino, esse processo não será efetivo.

 

e) Na sala de aula para que o relacionamento aconteça com harmonia é necessário desenvolver habilidades de ensinar os alunos, pois o campo principal da escola é a reprodução de conteúdos pedagógicos.

Errado. A escola tem papel importante na socialização, na formação da personalidade, na construção de vínculos e significados sociais. Vai muito além da reprodução de conteúdos.

 

Nosso gabarito é Letra A

 

Fonte: A interferência das relações interpessoais na gestão escolar https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/6037/1/dm_carla%20santos.pdf

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *